Na última sexta-feira, houve a cerimônia de posse dos eleitos nas 3,7 mil escolas da rede estadual

Ouvir, sugerir e intermediar estão entre as funções dos membros dos colegiados escolares. Na última sexta-feira (30/03), as mais de 3,7 mil escolas estaduais deram posse aos novos representantes desse grupo que é responsável pelo auxílio na tomada de decisões referentes à escola.  Entre os empossados está a professora de Língua Portuguesa, Márcia Maria Teixeira de Mendonça, da Escola Estadual Abílio Neves, em Campo Belo - região oeste do Estado.  De acordo com a educadora, agora, o seu compromisso com a escola, vai além das questões pedagógicas.

“Sei que tenho uma função de muita importância que é a de poder colaborar em todas as áreas da escola. Como sou professora vou procurar manter os meus alunos informados das discussões a serem feitas pelo grupo. Também posso levar ao colegiado os anseios dos estudantes. Sou uma representante da comunidade escolar”, ressalta a professora.

Além da representação de professores, os colegiados escolares são compostos por especialistas da educação básica, demais servidores da escola, pais ou responsáveis por alunos menores de 14 anos e alunos com idade igual ou superior a 14 anos. Este é o caso do estudante Luís Romário Campo Belo, de 16 anos.  “Apesar da minha idade sei que agora represento os meus colegas, o que é muito importante e me dá mais responsabilidades. Vou poder acompanhar e opinar nas decisões do colegiado”, comenta o aluno da Escola Estadual Abílio Neves.

Novos integrantes do colegiado da EE Aluísio Ferreira de Souza. Foto: Arquivo da Escola

Os colegiados escolares são presididos pelo diretor da escola, mas as decisões são tomadas pela maioria dos membros. “Esses representantes mostram a nós, diretores, que não estamos sozinhos. Nós ficamos mais fortalecidos e capazes de traçar um caminho ruma à qualidade da escola. Tenho ao meu lado representantes de cada segmento da comunidade escolar”, explica a diretora da Escola Estadual Aluísio Ferreira de Souza.

Na escola, o colegiado se reúne uma vez por mês, sempre na última quarta-feira. “Essas são as reuniões programadas, mas caso sejam necessários novos encontros vamos marcar”, explica a diretora.

Colegiados Escolares

Os Colegiados Escolares são órgãos representativos da comunidade escolar que possuem funções que compreendem às diretrizes pedagógicas, administrativas e financeiras referentes ao projeto pedagógico da escola. Além da análise de questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola e apresentação de sugestões para solução de problemas.

Entre as atribuições do colegiado, está a de votar o destino das verbas que chegam à escola e, caso necessário, conferir o material adquirido. Por exemplo, se a escola comprou 80 carteiras, quando elas chegam o órgão deve conferir a qualidade do material e se a quantidade está correta. Também está entre as tarefas do colegiado, verificar se os projetos da escola estão surtindo efeito.

Enviar para impressão