Superintendências estão recebendo a equipe central para realizarem capacitação dos educadores e visitas às escolas

A equipe central do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), encerra nesta sexta-feira (30-03), uma série de visitas às escolas e às Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Ao todo, 25 Superintendências estão recebendo os analistas da equipe do órgão central. Durante as visitas, os educadores capacitam as equipes regionais e vão às escolas para fazer o diagnóstico dos alunos. A equipe central tem um cronograma de visitas que contempla todas as SREs. 

Na Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pouso Alegre, a equipe visitou durante a semana quatro escolas da rede estadual de ensino. “O nosso foco é o pedagógico. Para essa visita trouxemos os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização ( Proalfa) e estamos falando sobre o livro didático com a equipe regional. Já nas escolas o primeiro passo foi conversar com as diretoras, especialistas e professores para vê como os planos de aula estão funcionando e como os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) estão sendo aplicados. Também conversamos com os alunos para tentar diagnosticar alguma dificuldade e assim propor ações, como oficinas”, ressalta o integrante da equipe central que acompanha a SRE de Pouso Alegre, Daniel Pinheiro Chagas.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental, Maria das Graças Pedrosa Bittencourt, as visitas fazem parte da rotina dos educadores. “As equipes são a Secretaria presente nas escolas e nas SREs. É um trabalho que tem por objetivo dar um ensino de qualidade para os nossos alunos”.

Programa de Intervenção Pedagógica

O PIP é dividido em duas fases. Na sua primeira fase, o Programa trabalha com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º). O objetivo é o de garantir que os estudantes assimilem todo o conteúdo ensinado nesse nível, assim como fazer com que todos os estudantes de oito anos de idade alcançassem um nível de letramento compatível com padrões internacionais.

Já a segunda fase do PIP é destinada aos alunos do anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º) e  tem por objetivo possibilitar que os estudantes compreendam os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs), que representam o conjunto de habilidades trabalhadas em cada disciplina ´dos últimos anos do ensino fundamental.

Enviar para impressão