Em projeto, alunos de oito escolas assistem a palestras, participam de oficinas e tiram o título de eleitor
Esta terça-feira (20/03) foi um dia importante para o cidadão José Ronaldo Barcelos Alves, de 16 anos. O adolescente que cursa o 1º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Antônio da Costa Pereira, em Divinópolis – região central do estado, fez o seu título de eleitor. “Ainda não sou obrigado a votar, mas quis tirar o meu título. Agora sinto que sou um cidadão mais importante, mas também com mais responsabilidade”, comentou. Assim como ele, outros estudantes da rede estadual, em Divinópolis, participam do projeto ‘Expresso Cidadania’, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e o Tribunal Regional Eleitoral. As ações no município começaram ontem (13/03) e terminam nesta terça-feira.
O ‘Expresso Cidadania’ busca despertar no estudante do ensino médio, de 16 e 17 anos, à participação política, o incentivo ao voto na faixa etária em que ele é facultativo, além do cadastramento eleitoral. Todas as ações desenvolvidas ocorrem em um período de duas horas. Parte do público é composta por estudantes do ensino médio que integram o Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas Juventude), da Secretaria de Estado de Educação.

Na escola de José Ronaldo, cerca de 150 alunos de 16 e 17 anos participaram da ação realizada no Centro Poliesportivo da cidade. “Os alunos assistiram a uma palestra que falava sobre a história da política e a importância do voto consciente. É uma ação que vai de acordo com as discussões que realizamos na escola. Destacamos para os nossos alunos, que eles têm um instrumento de poder importante nas mãos que é o voto”, explicou o vice-diretor, Edson Geraldo Epifânio.
Outra palestra destacou o tema ‘Drogas - políticas de enfrentamento ao crack’. A estudante Alessandra da Silva Caetano, de 17 anos, da Escola Estadual Antônio da Costa Pereira, viu na discussão mais um motivo para ficar em alerta quanto às drogas. “Uma coisa que me chamou a atenção na palestra é que mais de 90% dos usuários de crack são jovens e eu fiquei assustada. Sempre escutamos falar alguma coisa sobre drogas, mas a palestra é um momento que você se dedica a escutar. É sempre bom aprender um pouco mais”, conta.
Para o especialista educacional da Escola Estadual Miguel Couto, Patrício Antônio da Silva, o envolvimento dos estudantes em atividades como essa contribuem com papel da escola, que vai além do ensino das disciplinas nas salas de aula. “O aluno vive em um processo globalizado, do qual a política faz parte e a escola pode contribuir para uma boa compreensão dela. A escola é o espaço de formação do cidadão, de auxiliar na sua consciência política, na importância do voto, em conhecer os políticos e o seu papel como cidadão nesse processo todo”, avalia o especialista.

O projeto ‘Expresso Cidadania’ também conta com oficinas em que os estudantes têm a oportunidade de se expressarem usando recursos como som, imagem, texto e expressão corporal, a partir de reflexões sobre o papel de cada um nas decisões políticas em sua comunidade. Para a produção dos trabalhos nas oficinas, os estudantes poderão utilizar ferramentas de divulgação disponíveis na internet.
Formação Cidadã
Ainda esta semana, no próximo dia 22, seis escolas estaduais de Patos de Minas receberão as ações do ‘Expresso Cidadania’. As próximas datas são: Patos de Minas (22/03), Uberaba (26 e 27/03), Paracatu (29 e 30/03), Diamantina (09 e 10/04), Montes Claros (12 e 13/04), Teófilo Otoni (16 e 17/04), Ipatinga (19 e 20/04) e Paços de caldas (23 e 24/04). A expectativa é que sejam visitados dez municípios mineiros, atendendo a estudantes do ensino médio, entre 16 e 17 anos. As visitas aos municípios começaram em novembro de 2011.
Peas Juventude
O Programa Educacional de Atenção ao Jovem existe desde 2005, e tem busca promover o desenvolvimento pessoal e social de jovens do ensino médio de escolas estaduais. O Programa atua em três frentes: afetividade e sexualidade; Juventude e Formação Cidadã; Mundo do trabalho e Perspectiva de Vida. Em todas elas, são desenvolvidas ações que colocam o aluno no papel de protagonista, atuando como multiplicador das discussões na escola. No último ano, foram atendidos estudantes de 500 escolas estaduais de 258 municípios mineiros.