‘41º Concurso Internacional de Redação de Cartas 2012’ terá como tema a admiração pelo mundo esportivo
Estão abertas, até o dia 16 de março (sexta-feira), as inscrições para o ‘41º Concurso Internacional de Redação de Cartas 2012’. Destinado a estudantes das redes pública e particulares, de até 15 anos, o concurso recebe inscrições de, no máximo, duas redações por escola. Os formulários de inscrição e redação estão disponíveis no sítio dos Correios. Em Minas, a Secretaria de Estado de Educação (SEE), já encaminhou o material com as orientações para todas as escolas da rede. O concurso é uma realização da União Postal Universal (UPU).
Nesta edição o tema será: ‘Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você’. Os candidatos brasileiros devem elaborar um texto argumentativo, escrito em Língua Portuguesa, com no máximo, 800 palavras. A carta deve ser escrita com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, preferencialmente no formulário de redação do concurso, que segue o padrão de carta internacional. Não serão aceitas redações inscritas diretamente nos Correios. Outras informações podem ser consultadas no regulamento do concurso ou na relação de contatos estaduais.
A coordenação do concurso no Brasil é de responsabilidade dos Correios. A atividade é dividida em quatro etapas de seleção: municipal, estadual, nacional e internacional. Receberão prêmios: os três primeiros colocados na etapa estadual, o primeiro nacional e os três primeiros internacionais. O resultado do concurso está previsto para o mês de abril. O vencedor internacional receberá o prêmio no 25º Congresso Postal Universal, com previsto para os meses de setembro e outubro de 2012, em Doha, no Catar.
Redação de cartas
Realizado anualmente, o concurso já premiou três brasileiros com medalha de ouro: em 1972, na primeira edição, em 1988 e em 2006. Com três premiados, o Brasil ocupa a segunda colocação mundial, ficando atrás da China, que possui cinco conquistas. Entre os prêmios estão TV (LED) de 32 polegadas, notebook, impressora e som portátil. Na última edição, foram inscritas 5.563 redações por estudantes de 4.365 escolas.
A comissão julgadora nacional é formada por representantes dos Correios, dos ministérios das Comunicações e da Educação, da Universidade de Brasília (UnB) e da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
A seleção internacional é feita pela União Postal Universal que é um organismo intergovernamental e conta com a participação de 191 países membros.