Programa leva professores de Inglês de escolas públicas a curso de capacitação nos Estados Unidos
Professores de Inglês que lecionam em escolas da rede pública de todo o país podem se inscrever no Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP) até este sábado (10/03). Os classificados ganharão uma bolsa de estudos para os Estados Unidos entre os meses de janeiro e maio de 2013.
Em Minas Gerais, os professores interessados poderão encaminhar o material para o seguinte endereço: Avenida Prefeito Américo Renné Gianetti, s/n, Cidade Administrativa, CEP 31630-900. A documentação deve ser enviada aos cuidados de Girlaine Oliveira, na Superintendência de Desenvolvimento do Ensino Médio, 11º andar, Prédio Minas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31)3915-3516. Minas Gerais poderá escolher até cinco candidatos para a fase nacional da seleção.
Iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), o Ilep oferece capacitação sobre técnicas de ensino da língua inglesa, com duração de cinco meses, em uma universidade dos Estados Unidos. Para concorrer a uma das vagas, o educador que atua na rede pública mineira deve encaminhar para a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) documentação composta dos seguintes itens: Formulário de Inscrição devidamente preenchido, assinado e carimbado pela sua escola; Currículo resumido (conforme modelo no formulário de inscrição); Carta de recomendação da Secretaria de Educação assinada pelo diretor da escola (modelo será disponibilizado assim que liberado pelo Consed); e Fotografia colorida recente. Não serão aceitos documentos após a data de 10 de março.Confira o cronograma do ILEP.
Perfil do educador
Além de ser professor de Inglês na rede pública de ensino, o candidato deve obedecer a critérios como: estar trabalhando em sala de aula atualmente; possuir, no mínimo, bacharelado ou licenciatura em Inglês; ter, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada em sala de aula, demonstrar compromisso de continuar lecionando após a participação no Programa.
Além da participação em um curso de aperfeiçoamento em que terão aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégia de ensino, liderança e também o uso de tecnologia em educação, os selecionados terão a oportunidade de fazer um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio dos Estados Unidos.
Participações de Mineiros
O mineiro Carlos Henrique Borim Martins está em capacitação nos estados Unidos, após ter sido um dos selecionados na última edição do no Programa Líderes Internacionais em Educação. Ele é professor do ensino médio na Escola Estadual José Severiano Filho, em São João Batista da Glória – Sul do Estado. Além do mineiro, cinco educadores de outros estados integram a equipe brasileira que fazem o curso até o mês de maio de 2012. Em todo o mundo foram selecionados 64 educadores de 16 países.
No ano de 2011, duas professoras da rede estadual também participaram do Programa. São elas: Rita de Cássia que leciona na Escola Estadual David Campista, em Poços de Caldas e Cristina Correa Monteiro que é professora na Escola Estadual Professor João Fernandino Júnior, em Sete Lagoas. Nos cinco meses que ficaram nos Estados Unidos, as educadoras se capacitaram na James Madison University, Harrisonburg, no estado da Virginia.