Secretária fez o anúncio durante viagem à cidade e reforçou que pretende viabilizar a construção de outras sedes de Superintendências
Os servidores da Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros receberam pessoalmente a notícia de que já está em andamento o processo para a construção de uma nova sede. Durante visita às atuais instalações, na manhã desta quinta-feira (01-03), a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, anunciou que o terreno para construção do prédio está regularizado e e terá início agora a fase de projeto e orçamento da obra.
O terreno disponível para a construção da nova sede fica no bairro Morada do Sol, em Montes Claros, e tem cerca de 3 mil metros quadrados para construção. Segundo a secretária Ana Lúcia, o terreno já foi vistoriado pelo Departamento de Obras Públicas (Deop), da Secretaria de Transporte e Obras Públias (Setop), e agora começa o planejamento da obra. "Fico muito feliz por poder anunciar a construção de uma nova sede para a SRE de Montes Claros. O processo de doação do terreno foi finalizado e agora vamos iniciar a fase de projeto, assim como as planilhas orçamentárias. Se tudo correr bem, espero, ainda este ano, iniciar o processo licitatório da obra", afirmou a secretária.

Atualmente, a sede da SRE de Montes Claros funciona em um prédio principal e em outros três prédios anexos e próximos. Segundo o diretor da Superintendência, Robson Geraldo Soares, o novo prédio vai melhorar as condições de trabalho e também de atendimento à comunidade escolar. "Vai viabilizar um atendimento mais aprimorado e com maior qualidade ao nosso público, escolas e diretores. Vai ser mais fácil também atender a comunidade escolar, mesmo porque todos os setores vão funcionar mais próximos, em um espaço adequado e, assim, poderão interagir de forma mais harmoniosa", afirma o superintendente, que também ressaltou que a localização do terreno é de fácil acesso.
A sede da Superintendência conta hoje com mais de 200 servidores em todos os setores, entre eles o inspetor escolar Leandro Andrade. Com oito anos como servidor da sede, Leandro, assim como seus colegas, gostaram do anúncio. "A atual estrutura tem algumas limitações e acho que em novas instalações, mais modernas, até o rendimento dos servidores tende a aumentar", analisa. O inspetor também ressaltou a importância da visita da secretária de Educação a Montes Claros.
Prioridade da Educação
Durante a visita, a secretária Ana Lúcia Gazzola ressaltou que a construção de sedes definitivas para as Superintendências Regionais de Ensino que ainda não possuem é uma das prioridades da Secretaria de Educação. Para viabilizar essas obras, a pasta está articulando a obtenção de recursos federais. "Em todas as cidades onde nós temos terrenos disponíveis serão feitos os projetos e as planilhas orçamentárias para apresentarmos ao Ministério da Educação (MEC) e solicitarmos recursos. O MEC pode autorizar cerca de 50% do valor da obra", afirmou a secretária.
Outra Superintendência que vai ganhar uma nova sede, também na região Norte do Estado, é a de Janaúba. Já existe um terreno de cerca de cinco mil metros quadrados disponível para a construção do espaço e a secretária aproveitou a viagem a Montes Claros para anunciar a nova sede. De acordo com a diretora da SRE, Maria Eni Santos, a construção de uma nova sede vai melhorar as condições de trabalho. "Estamos instalados em um prédio que, pelo fato de ser alugado, não é possível efetuar reformas para modernizar a estrutura. Instalar a sede em um novo prédio será um marco para a educação em Janaúba. A região do terreno é em uma área muito boa da cidade e vai favorecer o trabalho e o atendimento"
Agenda em Montes Claros
A secretária de Educação chegou a Montes Claros na noite de quarta-feira (29-02), acompanhando o governador Antonio Anastasia, que anunciou investimentos na região e inaugurou um posto avançado da Defesa Civil e o restaurante universitário da Unimontes. Em seguida, Ana Lúcia Gazzola acompanhou a cerimônia de outorga de título de Doutora Onoris Causa à secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, pela Unimontes. Nesta sexta-feira (02-03), Ana Lúcia visita uma escola estadual da região, entre outros compromissos.