Conheça um pouco mais das atividades realizadas pelos profissionais das carreiras da Educação que estão disponíveis no concurso

concurso-publicoCerca de 263 mil candidatos participam, no próximo domingo (04-03), do concurso público da Secretaria de Estado de Educação (SEE) que oferta 21.377 vagas nas mais variadas carreiras. A carreira de Professor da Educação Básica é a que oferta o maior número de vagas, mas também é a mais concorrida. Do total de inscritos, 53% foram para os cargos de professor. São 140.624 candidatos que concorrerão a uma das 13.993 oportunidades oferecidas para cargos de professores do ensino fundamental e do ensino médio.

No concurso são ofertadas vagas para professores que vão atuar nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º). Esse profissional atua em sala de aula com crianças na faixa etária de 6 a 10 anos. O trabalho de alfabetização, letramento e o ensino de operações simples da Matemática, como adição e subtração, por exemplo, estão entre suas atribuições.

Já os docentes, que vão atuar nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º) e no ensino médio, têm formação específica, de acordo com as disciplinas que integram os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) - Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna/Inglês, Língua Estrangeira Moderna/Espanhol, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.

Ainda no ambiente escolar, outra carreira que oferta vagas é a de Especialista em Educação Básica, nas funções de Orientação Educacional e Supervisão Pedagógica. Esses profissionais atuam no acompanhamento do professor e dos alunos, além de auxiliarem na elaboração e execução do plano pedagógico. “Aqui na escola eu sou responsável por dar o suporte aos professores e por acompanhar o aprendizado dos alunos. Eu sugiro materiais aos professores como textos e participo de capacitações promovidas pela Superintendência, nos quais recebo sugestões para aplicar na escola. Também faço o atendimento de pais de alunos”, conta a Supervisora Pedagógica da Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida, no município de Santa Rita do Sapucaí, Marita Graciano Lobato Bicalho Vítor.

A Supervisora Pedagógica, Marita Graciano, tem entre suas atribuições auxiliar os professores e acompanhar os alunos. Foto: Arquivo Escola ACS/SEE

Já nas secretarias das escolas, o Assistente Técnico de Educação Básica, que cumpre a função de Apoio Técnico, é responsável por tarefas como efetuar matrículas, emitir histórico de alunos e atender e encaminhar o público que frequenta o ambiente escolar. Ele também pode  auxiliar na organização, manutenção e atendimento em espaços como a biblioteca.

Outra carreira que oferta vaga no concurso é a de Assistente Técnico Educacional. As vagas disponíveis são para profissional que exercem a função de apoio técnico. Ele atua na sede da Secretaria de Estado de Educação ou em uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Esse profissional tem entre suas funções a organização de arquivos e o protocolo de documentos, além da organização e manutenção do sistema de informações legais e regulamentares de interesse da SEE.

O Analista Educacional, também com atuação nas sedes ou nas regionais, cumpre atividades técnicas. Ele desempenha funções como a elaboração de ofícios e memorandos nos setores em que atua. Também organiza e produz dados e informações educacionais.

Já os profissionais que exercem a função de Analista Educacional/Inspeção Escolar, apesar de serem lotados nas superintendências regionais de ensino, têm a escola como campo de atuação. “Nosso trabalho consiste em visita às escolas para fazer o acompanhamento da área administrativa, mas também pedagógica. Entre as nossas tarefas estão: a verificação da pasta dos alunos, do quadro de pessoal para que possamos avaliar se a escola está com quadro de servidores necessários para a realização de seu trabalho. O levantamento do número de servidores a serem designados, quando necessário, também é feito pelo inspetor”, cita Solange Pereira da Paz. Ela é inspetora escolar na Superintendência Regional de Ensino de Sete Lagoas e está na carreira há 23 anos.

Leia Mais

- Concurso da Secretaria de Estado de Educação atrai cerca de 263 mil candidatos

- Candidatos já podem consultar o comprovante para o concurso da Educação

Enviar para impressão