Escola Estadual Raul Teixeira da Costa Sobrinho, em Santa Luzia, concorre ao II Prêmio Hugo WernecK,na categoria Educação Ambiental

A Escola Estadual Raul Teixeira da Costa Sobrinho, em Santa Luzia, é uma das finalistas do II Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, iniciativa que irá premiar ações bem sucedidas que cumpram as legislações socioambientais e tenham somado à construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Com o projeto ‘Eu no Meio: educação ambiental no ensino fundamental’ a escola está concorrendo na categoria Educação Ambiental. Os vencedores do Prêmio serão conhecidos nesta quarta-feira (30-11) em cerimônia realizada na Cidade Administrativa de Minas Gerais, às 14 horas.

Alunos desenvolvem projetos com enfoque ambiental. Foto: Arquivo da EscolaO Projeto ‘Eu no Meio: educação ambiental no ensino fundamental’ tem por objetivo promover uma educação ambiental comprometida com a cidadania e direcionada às questões ambientais do entorno escolar em alunos da E.E. Raul Teixeira da Costa Sobrinho. Por meio do projeto, que foi criado em 2009, os alunos desenvolvem diferentes atividades em prol da conscientização ambiental.

“Aqui na escola nós trabalhamos de forma interdisciplinar. Por exemplo, os alunos são instruídos a construir gráficos das contas de água e luz, esses gráficos eles têm que trazer para a escola e os alunos que demonstram uma redução no consumo são pontuados no bimestre. Tudo para incentivar a redução do consumo. Os alunos também participam de palestras e oficinas sobre educação ambiental”, explica a coordenadora do projeto, Juliana Silvério Alves.

A escola também desenvolveu ao longo do ano um concurso de desenhos sobre o tema meio ambiente. Já nas datas comemorativas que envolvem a temática ambiental os alunos fazem cartazes para conscientizar a comunidade. Segundo Juliana a notícia de que a escola era finalista do prêmio foi recebida com festa pela comunidEntre os produtos do projeto estão cartazes que conscientizam sutentabilidade. Foto: Arquivo da Escolaade escolar. “Nós recebemos a noticia com muita alegria mesmo que não sejamos vencedores já é uma vitória estar entre as finalistas”.

Entre os critérios utilizados para selecionar o projeto vencedor do prêmio estão os impactos sociais, cultural e ambiental da iniciativa, originalidade e efetivação, ou seja, verificação dos resultados das ações desenvolvidas.

II Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza

O Prêmio é uma iniciativa do Grupo Ecológico, por meio da Revista Ecológico, publicação voltada para a questão socioambiental, e das redes sociais Ecológico OnLine e Movimento SouEcologico.com.

O Prêmio tem a participação institucional do Governo de Minas, via órgãos que compõem o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Feam, IEF e Igam), vinculados à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); a parceria da Fiemg, por meio do Programa Minas Sustentável; a supervisão técnica da Fundação Dom Cabral (FDC); a legitimação do Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza e o apoio da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda).

Enviar para impressão