Capacitação vai reunir educadores de escolas públicas de várias regiões do Estado que se destacaram em competição de Língua Portuguesa
Novos ares para as salas de aula. Professores da rede estadual de ensino que foram destaque na última edição da ‘Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro’, participam a partir desta terça-feira (22-11) de um curso de capacitação na língua. O objetivo do encontro é disseminar a prática da leitura e da escrita entre os alunos a partir de diferentes gêneros textuais, como o poema, a crônica, a memória e os artigos de opinião. O curso é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação, o Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária e a União dos Dirigentes Municipais de Educação. O Encontro será realizado no Hotel Sol – no centro de Belo Horizonte e vai até o próximo dia 24.
Além dos 17 educadores da rede estadual que se destacaram na competição por realizarem um bom trabalho em sala de aula com os seus alunos, educadores das redes municipais também participarão do Encontro, que teve uma primeira edição no começo do mês, atendendo a 15 professores de escolas estaduais.
Olimpíada
O concurso teve origem no Programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social entre 2002 e 2006. Atualmente é realizado em parceria com o Ministério da Educação, com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e ação Comunitária (Cenpec) e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de competências de escrita a partir de uma premiação, fornece subsídios em material de apoio pedagógico (kit de criação de textos) para que os professores realizem oficinas de leitura e escrita com seus alunos. O projeto teve a adesão da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) nas duas edições já realizadas.
Na última edição, que ocorreu em 2010, Minas Gerais alcançou o 2º lugar nacional em número de inscrições, com um total de 6.285 escolas inscritas, sendo 2.543 (67,49%) estaduais e 3.742 (58,16%) municipais. Entretanto, apesar do segundo lugar em número de inscrições, o estado foi o que teve o maior número de textos efetivamente enviados para avaliação. Entre os professores, Minas Gerais teve 26.971 inscrições, sendo 15.762 da rede estadual e 11.219 da rede municipal.