Educadores de todo o Estado participaram de oficinas e discutiram as diretrizes do Programa para os anos finais do ensino fundamental

Cerca de 700 especialistas do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), que iniciaram em 2011 o trabalho com os anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental nas diferentes áreas dos Conteúdos Básicos Comuns (CBCs), tiveram a oportunidade de discutir as diretrizes do Programa em encontro realizado, essa semana, pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). Participaram do encontro, os integrantes das equipes do Programa em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

Para a superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental, Maria das Graças Pedrosa Bittencourt, além de servir para repasse das diretrizes o encontro proporcionou a partilha do conhecimento. “As equipes têm um perfil de muita qualidade. Durante o evento, que durou uma semana, nós passamos as diretrizes para o funcionamento da equipe e para que eles possam trabalhar com os professores. O encontro também serviu para preparar as equipes para que elas possam fazer a capacitação dos professores dos anos finais, no início do ano que vem”. 

Educadores de todo o Estado participam de encontro para discutir as diretrizes do PIP II

Durante o encontro, os educadores participaram de oficinas com diferentes enfoques. Para o analista, Décio Alvelino Ribeiro, da SRE de Poços de Caldas, que integra a equipe do PIP II desde agosto, o evento ajudou a esclarecer como deve ser a abordagem nas escolas. “Na minha SRE estamos estudando a legislação e sendo capacitados há algum tempo. Durante o encontro pude aprofundar meus conhecimentos para que assim possa melhorar a abordagem nas minhas visitas. O encontro ajudou a mostrar como deve ser essa abordagem”.

Leia Mais

- Profissionais da educação participam de oficinas pedagógicas voltadas para o ensino fundamental 

- Educadores debatem proposta de acompanhamento pedagógico para o ensino fundamental