Cerca de 700 profissionais de educação definem as diretrizes do para os anos finais do ensino fundamental  nas diferentes áreas do CBC

Durante esta semana cerca de 700 profissionais da educação e especialistas na área participam do ‘Encontro da Equipe Regional do PIP II – Implementação dos CBCs’, o encontro define as diretrizes de trabalho dos especialistas do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) para os últimos anos do ensino fundamental nas diferentes áreas dos Conteúdos Básicos Comuns (CBCs). Durante o evento os educadores participam de palestras e oficinas. Nesta quarta-feira (09-11), as reuniões serão dedicadas à análise dos resultados do Programa de Avaliação da Educação Básica (Proeb). O encontro acontece no Hotel Tauá, no distrito de Roças Novas, em Caeté– Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Para auxiliar o trabalho dos educadores durante o encontro foi realizada a oficina. 'Fazendo acontecer a intervenção pedagógica nas escolas: o caderno de boas práticas da Equipe Regional'. “O caderno traz sugestões com enfoque pedagógico de ações de sucesso que podem auxiliar o trabalho da equipe. Por exemplo, conhecer todas as diretrizes e metas da Secretaria, visitar as escolas e conhecer todo o material pedagógico”, explica a Ermelinda Bissatti Ricardo Pedrosa, coordenadora do PIP no Órgão Central.

Cerca de 700 profissionais da educação participam do evento. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

Para o integrante da Equipe Regional da SRE de Poços de Caldas, Décio Avelino Ribeiro, a oficina pode ajudar muito no desenvolvimento do seu trabalho. “O caderno serve como um norteador. Ele contém todas as orientações de como deve ser o trabalho do analista. Nos oferecendo assim uma base de como iniciar o trabalho e norteá-lo”.

O caderno de boas práticas foi criado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) em parceria com as equipes regionais das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e possui sugestões com enfoque maior para os anos iniciais (1º ao 5º) do ensino fundamental. A ideia é que a equipe do PIP II, que será responsável pelos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental também possam contribuir com sugestões de ações que estão dando certo em suas Superintendências.

Durante a oficina os educadores tiveram a oportunidade de apresentar sugestões que vão integrar caderno é o que conta a coordenadora do PIP II da SRE de Patrocínio, Maria Goretti Teresinha dos Anjos e Santos. “Sugerimos ações que já estão sendo realizadas na nossa Superintendência, como os momentos de estudo sobre legislação e a capacitação dos professores do 9º ano”.

Outras ações como o estudo das estruturas dos Conteúdos Básicos Comuns que vão nortear os trabalhos com os alunos do ensino fundamental e a realização de oficinas sobre os diferentes conteúdos curriculares para a sugestão de atividades nas aulas também estão sendo realizadas no evento.

Educadores participam de oficinas durante o encontro. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

O encontro reúne professores especialistas nas áreas que compõem o CBC: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Arte e Educação Física, além dos coordenadores do Programa de Intervenção Pedagógica dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e diretores das superintendências regionais de ensino (SREs).

Acompanhamento do PIP

Os analistas educacionais e especialistas, que compõem as equipes central e regionais do PIP, realizam visitas periódicas às escolas com o objetivo de colaborar com o trabalho do professor em sala de aula. Nesses encontros, os educadores discutem propostas de atividades e repassam experiências bem sucedidas de outras escolas na área pedagógica.