Aulas acontecem no contraturno e ajudam os estudantes da rede estadual de ensino a se destacarem no Enem

Faltando menos de uma semana para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes da rede estadual de Minas Gerais estão participando de uma maratona de estudos diferente. “Os conteúdos estão mais focados para o Exame e estamos estudando em um ritmo mais acelerado para nos destacarmos na prova”, afirma a aluna do 3º ano do ensino médio Escola Estadual Sebastião Dias Ferraz, no município de Tupaciguara, Triângulo Mineiro, Camila Virgínio Costa, de 17 anos. A estudante faz parte de um grupo de alunos que participam do Programa de ‘Aprofundamento de Estudos’, da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

As aulas são ministradas no contraturno escolar e têm por objetivo incentivar o hábito de estudo em tempo integral e assim melhorar o desempenho em sala de aula e nas avaliações externas. O ‘Aprofundamento de Estudos’ foi criado em 2006 e já atendeu a mais de 240 mil estudantes no Estado.

O Enem é hoje utilizado por muitos estudantes como porta de entrada para diversas universidades, sabendo disso Camila procura sempre prestar atenção nas aulas regulares e nas disciplinas ministradas no ‘Aprofundamento de Estudos’. “Além de estudar em casa procuro sempre aproveitar o máximo de todas as aulas. O Aprofundamento tem me ajudado muito, pretendo fazer o Enem para conquistar uma vaga no curso de Medicina”, ressalta Camila.

A Escola Estadual Sebastião Dias Ferraz, tem hoje cerca de 300 alunos participando do Programa. Durante as aulas do Aprofundamento os alunos têm aulas teóricas e práticas. “Em 2010, a instituição teve 34 alunos aprovados em diferentes vestibulares. No ano passado todos os alunos que participaram do Aprofundamento foram aprovados nos vestibulares”, ressalta a vice-diretora da escola Ana Karine Costa de Araújo. Já o diretor da escola, Vasconcelos Gomes da Cunha, explica como estão as aulas com a chegada das provas do Enem. “As aulas acontecem durante a semana e todos os estudantes estão tendo aulas intensivas que focam os conteúdos que devem cair no Exame. Estou muito confiante e os alunos não podem perder o foco”.

Alunos assistem aulas do Aprofundamento de Estudos na Escola Estadual Sebastião Dias Ferraz. Foto: Arquivo ACS/SEE

Na Escola Estadual Professor Gastão Valle, no município de Bocaiúvas, o ‘Aprofundamento de Estudos’ é ministrado desde 2007 e também tem ajudado os estudantes a se destacarem em diferentes provas externas. Em 2010, 65 alunos foram aprovados em vestibulares de faculdades públicas e privadas. Segundo a diretora da escola, Nilma Rodrigues do Santos, grande parte deles participavam do Programa. “Tive alunos que passaram em medicina, direito, entre outros. A maioria deles eram do Aprofundamento. É claro que o Programa não é essencial, mas tem grande parcela de contribuição”.

Este ano mais de 200 alunos assistem no contraturno aulas de Espanhol, Português, Matemática, entre outras. A estudante do 3º ano do ensino médio, Camila Patrícia Alves da Silva, de 18 anos, participa do Programa para se sobressair no Enem. “Eu quero me destacar no Enem e conseguir uma vaga em um curso de Direito. As aulas do Aprofundamento estão me ajudando muito”.

Aprofundamento de Estudos

As turmas do Programa são formadas de 25 a 30 alunos e as aulas acontecem, no máximo, três vezes por semana. O Aprofundamento permite diferentes organizações curriculares. Para atender às escolas que têm um número reduzido de estudantes, este ano, a matriz de referência para os estudos é a mesma do Enem, mas pode variar de acordo com a demanda de determinada escola. As turmas podem ser formadas por alunos do 1º e 2º ano do ensino médio ou por estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio.

Enem 2011

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio: Ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia; Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia; Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação; Matemática e suas tecnologias: matemática. Em 2011 mais de 40 universidades e institutos de educação superior trocaram seus vestibulares pelo Exame.

Últimas dicas

A poucos dias das provas do Enem, a maior preocupação dos estudantes é o que fazer com os últimos momentos de estudo. Segundo a doutora em Educação, Leiva de Figueiredo Viana Leal, não é aconselhável investir em conteúdos novos ou não compreendidos. “Se é algo novo, precisa de um maior tempo para ser assimilado. É recomendável que se faça uma revisão de tópicos, para acionar os conhecimentos já incorporados. Fazer essa atividade, em especial, em relação a disciplinas nas quais tem mais dificuldade”, explica a doutora, que foi uma das especialistas convidadas durante o programa Plantão Enem, exibido na Rede Minas a partir de parceria entre a emissora e a Secretaria de Estado de Educação.

Entre as dicas da professora aos estudantes destaca-se a necessidade de ficar atento a notícias e temas da atualidade e rever provas dos últimos anos do Enem.  “Essa atividade auxilia em muitos aspectos, tais como: entender melhor a lógica de como as questões são elaboradas; preparar-se na leitura e compreensão de enunciados; reconhecer que as questões aparecem acompanhadas de texto e que, para isso, é necessária muita atenção”, analisa. Sobre a redação, a doutora também aconselha. “A redação tem um peso considerável. Nesses dias, procure rascunhar ideias sobre temas atuais, construindo operações mentais que poderão ajudar na hora da produção do texto”, orienta.

Enviar para impressão