Educação e Rede Minas fazem parceria e colocam no ar programas para auxiliar alunos do ensino médio a se prepararem para o Enem

Os estudantes mineiros que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm, todos os sábados, encontro marcado com a telinha da TV. Às 10 horas, pela Rede Minas, é exibido o "Plantão Enem" para todo o estado. Durante uma hora, os alunos ficam ‘ligados' em informações, dicas e discussões que são realizadas por especialistas.

O programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE) em parceria com a Rede Minas. O primeiro programa foi ao ar no dia 17 e na edição deste sábado os telespectadores vão poder tirar dúvidas sobre Redação, Língua Estrangeira Moderna Inglês e Espanhol.

Além da exibição do programa, está disponível para os estudantes o site do Plantão Enem (www.redeminas.tv/plantaoenem). A ideia é disponibilizar os conteúdos no maior número de canais para facilitar o acesso dos estudantes. Desde que foi lançado, há dez dias, o sítio eletrônico já recebeu mais de 200 mil visitas. Sinal de que o primeiro programa fez sucesso.

"O primeiro programa conseguiu transmitir o conteúdo de uma forma adequada, com muitas dicas relacionadas à prova. Acho que o Plantão mostrou como podemos aproveitar bem o tempo para estudar", analisa a superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Audrey de Oliveira. O acesso pode ser feito também através do sítio institucional da Secretaria de Educação (https://www.educacao.mg.gov.br).

História, Sociologia e muito mais

frame-plantao-enem

Para auxiliar os candidatos na preparação para as provas do Enem, que acontecem nos dias 22 e 23 de outubro, o programa conta com a participação de especialistas. No primeiro Plantão Enem, as disciplinas abordadas foram Sociologia, História e Geografia e os estudantes tiraram suas dúvidas ao vivo, via e-mail e telefone. Uma das dúvidas foi sobre como o tema "Cidadania" pode ser abordado na prova do Enem. A professora de História, Simone Calil, explicou que a temática pode ser relacionada com outros conceitos e deu dicas de como se preparar.

"Pode ser que a prova não cite o termo cidadania, mas fale da expansão de algum tipo de direito ou compare momentos distintos da história. O aluno pode fazer um esforço de procurar identificar ao longo da história do Brasil momentos em que houve avanço da cidadania e outros momentos em que houve recuos - é um exercício interessante. Pode ser que o conceito seja abordado na prova dessa forma", explicou a professora Simone Calil.

No programa de amanhã, os temas abordados em Espanhol, Inglês e Redação já estão definidos. Para a Língua Estrangeira Moderna Espanhol, os estudantes vão entender um pouco mais dos falsos cognatos, palavras semelhantes em duas línguas, na grafia ou na pronúncia, mas que têm significados diferentes. No Inglês, os estudantes vão receber dicas com estratégias para a leitura de textos. Para uma boa prova de redação, os alunos devem prestar a atenção em itens como o tempo e a objetividade e nos temas que, geralmente, são de cunho social.

Os interessados podem entrar em contato com a produção do programa por telefone e por e-mail, apresentando dúvidas e fazendo comentários. Os contatos podem ser feitos pelo endereço de e-mail plantaoenem@redeminas.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3209-0089.

Drops

Além do programa ao vivo, o Plantão Enem ainda tem os "Drops", que são programas de dois minutos que vão ao ar diariamente na Rede Minas, ao longo da programação, com dicas sobre disciplinas do Enem. Até agora, já foram ao ar 10 Drops, que abordam temas diversos em cada disciplina, como a coesão e coerência em uma prova de redação ou a distinção entre exercícios aeróbios e anaeróbios.

No site estão disponíveis tantos os Drops, quanto o primeiro Plantão Enem, que foi exibido no último sábado. Até o momento já foram disponibilizados 10 ‘drops' dos 26 previstos até o exame.

Outras iniciativas

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) também disponibiliza outro conteúdo que complementa a preparação para o Enem. Em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectes), a SEE oferece um curso de reforço para o exame que é transmitido por 79 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), mantidos pela Sectes, em várias regiões do Estado.

Além disso, a Educação comprou o direito de transmitir essas aulas diretamente para 1.700 escolas de ensino médio. Para tanto, as escolas devem utilizar uma senha, que já receberam, e acessar o conteúdo. O conteúdo é elaborado pela ONG Paulista Instituto Henfil.

Enviar para impressão