Programa de estreia vai abordar temas das disciplinas de História, Geografia e Sociologia. Alunos poderão enviar dúvidas
Os estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ficar com o controle da TV a postos. Entra no ar neste sábado, na Rede Minas, um programa que trará dicas para as provas do Exame, que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. Criado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com a Rede Minas, o Plantão Enem vai ar todos os sábados antes do Exame, sempre às 10 horas, e vai abordar em cada edição três disciplinas. Na estreia, o Plantão Enem trata de História, Geografia e Sociologia.
O programa começa com um vídeo que trata um tema relacionado a uma das três disciplinas. Após o vídeo, três professores, um de cada área, comentam e dão dicas de como abordar o tema na prova do Enem. Em Geografia, por exemplo, o Plantão Enem fala da Revolução Industrial, em História o professor vai fazer uma análise sobre os direitos políticos durante a primeira república no Brasil e comentar sobre a abolição da escravidão. Já em Sociologia o debate vai girar em torno dos conflitos na Inglaterra e a guerra na Líbia e como eles podem ser relacionados.
A dinâmica do programa também vai dar espaço aos estudantes, que podem enviar dúvidas por e-mail ou por telefone. As perguntas serão respondidas ao vivo pelos especialistas de cada área. Para a superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da SEE, Audrey Oliveira, o Plantão Enem é uma forma de complementar os estudos. “O programa é um instrumento que os jovens que vão fazer as provas do Enem terão para se aprofundarem nos estudos e nos conhecimentos exigidos. É um saber a ser acrescentado a outros saberes”, afirma.
Além de sintonizar os programas pela televisão, os estudantes do ensino médio terão a oportunidade de acessar o conteúdo pela internet, no site
www.redeminas.tv/plantaoenem. No site também estão disponibilizados também conteúdos produzidos em programas da Rede Minas que possam servir como fonte de estudos, como uma reportagem ou documentário que tenha relação com temas do ensino médio, por exemplo.
Complemento para o EnemO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 22 e 23 de outubro, continua no foco dos estudantes do ensino médio da rede estadual. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) firmou uma parceria para possibilitar que um curso de preparação para o Exame chegue a todas às escolas do Estado que oferecem o ensino médio. A SEE comprou o direito de transmitir via internet para as escolas o curso “Enem na sua Comunidade”, elaborado pelo Instituto Henfil, uma ONG paulista.
O curso estará disponível para acesso das escolas a partir de segunda-feira (19-09) e, para ter acesso, cada escola deve ter uma senha. A SEE vai adquirir uma senha para cada uma das 2.139 escolas de ensino médio de Minas. A Secretaria também vai repassar às escolas uma orientação para garantir que esse conteúdo seja transmitido aos alunos interessados em se preparar para o Exame.
“Vamos orientar as escolas a repassar esse curso no contraturno das aulas, em sextos horários e quaisquer outros horários vagos. Basta acessar a internet e reunir os alunos para assistirem as aulas. Dessa forma, os estudantes vão ter uma outra possibilidade de preparação”, afirma a superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Audrey Oliveira.
O conteúdo do curso é elaborado pelo Instituto Henfil e aborda 30 competências das quatro áreas de conhecimento cobradas pelo Ministério da Educação (MEC) no Enem - “Linguagens, Códigos e suas tecnologias”; “Matemática e suas tecnologias”; “Ciências Humanas e suas tecnologias” e “Ciências da Natureza e suas tecnologias”. As aulas são transmitidas ao vivo e os estudantes podem tirar suas dúvidas via e-mail. O material será transmitido até a véspera do Exame.
O Instituto Henfil atua na grande São Paulo e, desde 2001, promove um trabalho comunitário destinado a possibilitar a pessoas sem condições de arcar com os custos de uma escola particular a chance de cursar uma universidade pública. No ano de 2011, a ONG desenvolveu o curso Telepresencial Enem, para que as prefeituras possam ajudar as pessoas a entender o exame e obter nota suficiente para aprovação, e assim conseguir uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou no Programa Universidade para Todos (ProUni).