Educação de jovens e adultos forma mais de 13 mil alunos em cursos profissionalizantes nos últimos dois meses
Nos meses de julho e agosto, um grupo de alunos da rede estadual deu mais um passo em sua formação escolar e no mercado de trabalho. Mais de 13 mil estudantes se formaram no Programa de Educação Profissional para Jovens e Adultos (PEP EJA) na modalidade integrada. Entre eles, está Eduardo Almeida Zambardino, de 34 anos. O estudante se formou no ensino médio e se profissionalizou na área de Gestão de Pequenas Empresas, pelo Centro Estadual de Educação Continuada Professora Hermelinda Toledo (Cesec), em Pouso Alegre.
Dono, há oito anos, de uma rede de escolas profissionalizantes no Sul do Estado, ele encontrou no curso uma oportunidade para aprender a gerenciar melhor o seu próprio negócio. “Tenho oito escolas profissionalizantes nas áreas de informática e inglês. E o curso me ajuda em tudo, no trabalho em grupo, no gerenciamento da equipe que conta com 18 profissionais, além da montagem e planejamento do trabalho”, lembra.
Ao contrário de Eduardo, Beatriz dos Reis Carvalho ainda está no começo do seu negócio. Ela cursou o ensino médio na Escola Estadual João Alphonsus, em Belo Horizonte. Formanda no curso de Administração de Empresas, ela ressalta que a experiência adquirida no curso ajudou a montar a atividade que vai exercer profissionalmente. “Já aprendi muita coisa no curso, em especial sobre planejamento e organização. São conhecimentos que vão me ajudar muito nessa fase da minha vida, estou começando a trabalhar com a venda de cosméticos”, destaca Beatriz.
O PEP EJA é um programa voltado para os alunos que participam da Educação para Jovens e Adultos. Na modalidade integrada, além das disciplinas curriculares comuns, os alunos das escolas estaduais e dos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesecs) estudam conteúdos técnicos. São 551 salas em 410 escolas, de 46 superintendências regionais de ensino que ofertam o ensino nesta modalidade. Já na subsequente, os estudantes que já concluíram os estudos no EJA têm a chance de cursar as disciplinas dos cursos profissionalizantes. São oferecidos três cursos técnicos: Administração de Empresas, Gestão em Pequenas Empresas e Secretariado.
Crescimento no Trabalho
Funcionário de uma multinacional em Pouso Alegre, Afonso Donizete Elias, de 32 anos, vê no PEP EJA uma oportunidade de crescimento na empresa. “Eu trabalho na área operacional, mas tenho recebido do meu encarregado algumas missões para ajudar na parte administrativa”, explica Afonso, que se formou em julho no curso de Administração Empresarial, pelo Cesec de Pouso Alegre. Porém, o recém formado quer continuar investindo em seu lado profissional. “Quero crescer na empresa, aproveitar as seletivas que ela faz. Também penso em fazer um curso extensivo de Inglês. Como trabalho em uma multinacional sei que é importante, principalmente com a Copa do Mundo vindo aí”, completa.
Apesar de ter adquirido a estabilidade em concurso público, Aparecida Fernandes de Oliveira Resende, de 34 anos, resolveu dar continuidade em seus investimentos na área profissional. Ela estudou na Escola Estadual Ribeiro de Oliveira, no município de Entre Rios de Minas, no Centro do Estado, e no último mês se formou no PEP EJA no curso de Secretariado e Assessoria. “No curso aprendi a redigir documentos, a fazer atendimento ao público e marketing. São atividades que fazem parte da minha rotina profissional”, destaca a recepcionista da prefeitura de Entre Rios.
Para a superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Audrey Oliveira, a formatura dos 13 mil estudantes reforça uma das ações da SEE que é a preparação do aluno para o mercado de trabalho. “A entrega dos formandos do PEP EJA à sociedade é um marco que comprova o compromisso do Governo de Minas com a educação e profissionalização da população jovem e adulta”, destaca.
PEP EJA 2011
No mês de setembro, o Programa de Educação Profissional para Jovens e Adultos dará início à formação de novas turmas. Serão mais de oito mil vagas nos curso de Administração e Secretariado. Desta vez, a as turmas serão apenas na midalidade subsequente.
Desde que foi criado, em 2009, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) já investiu R$12,7 milhões no Programa. O PEP EJA subsequente, teve duração de oito meses e a primeira turma, composta por 2.409 alunos, formou em dezembro de 2010. Ele foi oferecido em 77 escolas da rede estadual, distribuídas em 39 superintendências regionais de ensino.