Inscrições para as mais de seis mil vagas nos 75 cursos de graduação devem ser feitas, pela internet, até o dia 09 de setembro

Estão abertas as inscrições para o vestibular 2012 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). São oferecidas mais de seis mil vagas para os 75 cursos ofertados pela instituição. As inscrições devem ser feitas, apenas pela internet, até o dia 09 de setembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 95 e mesmo o resultado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio sendo utilizado na primeira etapa do concurso, nesse valor não está incluído o da taxa de inscrição do Enem.  Em 2010, mais de 30% das vagas da UFMG foram preenchidas por estudantes da rede estadual de ensino, distribuídos por diferentes regiões do Estado.


Entre os alunos da rede estadual que se destacaram no vestibular 2010 da UFMG está a estudante, Tamara Francielli Fernandes Pereira, de 18 anos. A ex-aluna da Escola Estadual Santos Dumont, em Belo Horizonte, conquistou o primeiro lugar do curso de Direito diurno da UFMG. Tamara atribui seu sucesso ao seu esforço e ao aprendizado adquirido na escola.  “Eu fiz algum tempo de cursinho, mas foi por insegurança. Muitas das questões que respondi na prova eu tinha aprendido na escola”. A estudante deixa ainda uma dica para os colegas que vão tentar uma vaga na universidade. “O aprendizado que o professor ensina na sala de aula é fundamental. As escolas públicas têm muitos professores bons e é importante que os alunos os valorizem”, conclui.


Enquanto estudava na E.E Santos Dumont, Tamara participou do ‘Aprofundamento de Estudos’, que é um projeto da Secretaria de Estado de Educação (SEE), que visa incentivar o hábito de estudo em tempo integral e assim melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula e nas avaliações externas, por meio de aulas ministradas no contraturno escolar.


Segundo a diretora da escola, Ana Maria Costa Diniz de Sousa, hoje o projeto atende a cerca de 60 alunos do 3º ano do ensino médio. “As aulas são ministradas três vezes por semana. Os estudantes têm aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química e Biologia. Além disso, os professores dão um enfoque grande em redação”. De acordo com a diretora a escola sempre tem alunos premiados no vestibular da UFMG.


Critérios de Avaliação

A primeira etapa corresponderá às provas objetivas do Enem 2011. A nota final da primeira etapa será obtida por meio da média aritmética simples das notas das quatro provas objetivas do ENEM 2011, segundo critérios estabelecidos no edital. Esta nota final será utilizada para a convocação dos candidatos que poderão se submeter à segunda etapa do Concurso.


Já as provas específicas da segunda etapa serão realizadas em Belo Horizonte e em Montes Claros. A cidade em que cada um dos candidatos, ou "treineiros", selecionados fará as provas dessa etapa será especificada, no Comprovante Definitivo de Inscrição da Segunda Etapa. Este comprovante será disponibilizado, na página www.ufmg.br/copeve, a partir do dia 16 de dezembro de 2011. As provas serão aplicadas no período de 03 a 10 de janeiro de 2012.


Atenção aos alunos do 3º ano

Atualmente, mais de mil professores designados pela Secretaria de Estado de Educação estão nas salas de aula do ensino médio das escolas estaduais. A medida adotada pela SEE em virtude da paralisação dos servidores da educação. Com a designação de professores, o objetivo é assegurar que os alunos do 3º ano do ensino médio não tenham seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares prejudicado.

Enviar para impressão