Professores do Estado decidem pelo retorno às salas de aula

Profissionais da rede estadual de ensino fundamental e médio, que haviam aderido à paralisação, que atinge parcialmente do rede estadual, decidiram voltar ao trabalho. A partir da próxima semana, algumas escolas estaduais de Minas Gerais já começam a reposição dos conteúdos perdidos por conta dos dias parados.

Além disso, em outras escolas em que há profissionais em paralisação, a reposição começa com os professores designados para atender os estudantes do 3º ano do ensino médio. A medida foi autorizada por resolução publicada pela Secretaria de Estado de Educação.

Em Contagem, na Escola Estadual Mário Elias de Carvalho, que atende cerca de 1.200 alunos, os professores voltaram às aulas nesta semana. Segundo a diretora, Juliana Alves, o calendário de reposição será feito e a expectativa é de que na próxima semana os conteúdos já sejam dados. "Vamos nos reunir nos próximos dias para definir as datas de reposição e esperamos, o mais breve possível, começarmos os trabalhos com os alunos do 3º ano do ensino médio, que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dias", destacou.

Já na Escola Estadual Olegário Maciel, em Belo Horizonte, a notícia é ainda melhor. Desde o dia 1º de agosto, os professores retornaram às atividades e os cerca de mil alunos da escola estão tendo aulas normalmente. De acordo com o diretor da instituição, Washington de Oliveira, o calendário de reposição já foi feito e as aulas começarão a ser dadas. "Nós vamos repor os conteúdos nos sábados, nos recessos e em alguns dias de dezembro. Para os alunos da noite, criamos também um sexto horário", explicou.

Autorização de designados
As aulas também estão voltando em escolas que estão contratando os designados. Na última terça-feira (09/08), a Secretaria de Estado de Educação publicou uma resolução que autoriza a designação de professores para a reposição dos conteúdos curriculares do 3º ano do ensino médio.

A medida foi tomada em razão da manutenção da paralisação dos profissionais da Educação Básica, que atinge parcialmente a rede estadual, e coloca em risco o bom desempenho dos alunos do 3º ano do ensino médio que estão sem aulas Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do Ministério da Educação (MEC), marcado para os dias 22 e 23 de outubro. No ano passado, os alunos da rede estadual de ensino público conquistaram um 1/3 das vagas da maior universidade mineira - a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Enviar para impressão