Por meio dos resultados dos testes as escolas definem as intervenções que deverão ser feitas com os alunos
Cerca de 1000 alunos de 20 escolas estaduais da região de São João Del Rei fazem desde o início da última semana provas para testar seus conhecimentos em Matemática e Língua Portuguesa. As avaliações diagnóstico são organizadas pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de São João Del Rei e estão sendo aplicadas aos alunos do 5º ano do ensino fundamental . Segundo a diretora da SRE, Ana Lúcia Lobão Rezende Fam, os testes, que são aplicados desde 2008, ajudam os educadores a identificarem as dificuldades a serem vencidas desempenhando um papel melhor em avaliações como o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e do Programa de Avaliação da Educação Básica (Proeb) . “Depois que as avaliações são aplicadas, a Superintendência se reúne com os diretores e especialistas para discutir os resultados e apontar assim as intervenções que deverão ser realizada, o que resulta em um melhor desempenho nas avaliações externas. Tanto é que nossa SRE ficou em primeiro lugar no acordo de resultados de 2010”. A aplicação das provas términa na próxima semana.
As avaliações diagnóstico são aplicadas para as turmas do 3º e 5º anos do ensino fundamental e para os estudantes do 3º ano do ensino médio. A aplicação é feita pela equipe do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) nas próprias escolas. Em maio deste ano, os testes foram aplicados aos estudantes do 3º ano do ensino fundamental que devem fazer as provas do Proalfa, no mês de setembro. Com os resultados em mãos os
educadores discutem os resultados e apontam as intervenções que devem ser feitas. Após a análise dos resultados alcançados na avaliação diagnóstico, os estudantes que estão abaixo da meta proposta pela SRE, que é 80% de acerto, recebem uma atenção especial da escola e no final do semestre fazem outra prova diagnóstico para saber se conseguiu vencer aquela dificuldade.
Entre as escolas da SRE que tiveram um crescimento no resultado do Proeb e Proalfa graças as avaliações diagnóstico está a Escola Estadual Aureliano Pimentel, em São João Del Rei. Segundo a diretora, Ilda Ávila, as os testes ajudam apontar o que está dando certo e o que deve ser melhorado na instituição. “As avaliações nos dão o resultado de cada turma e de cada aluno. Com isso podemos rever o nosso trabalho. Elas nos dão um sinal de que estamos no caminho certo e nos mostra quais habilidades precisamos trabalhar com os alunos”.