Mary Beth Pelosky conheceu projetos como a TV Escola Avelar e a Rádio Escola, que são iniciativas desenvolvidas na instituição

Os alunos da Escola Estadual Dona Reparata Dias de Oliveira, no distrito de Cachoeira do Brumado, em Mariana, tiveram uma aula diferente. Eles receberão a visita da diretora norte-americana, Mary Beth Pelosky, que participa do Programa Brasil - Estados Unidos de Intercâmbio de Diretores Escolares, que tem entre seus objetivos proporcionar a troca de experiências entre gestores de diferentes países. Durante a visita os alunos apresentaram o hino da escola e o poema “Ismália”, de Alphonsus de Guimaraens. A escola atende a cerca de 400 alunos do ensino fundamental e funciona nos três turnos: manhã, tarde e noite.

Após a apresentação a diretora norte-americana fez uma visita pelas dependências da escola e conheceu projetos desenvolvidos na instituição. O ‘Valorize a Vida’, que incentiva o respeito às diferenças e a preservação da vida e trabalha, ainda, com subtemas como meio ambiente, Saúde e Primeiros Socorros foi uma das iniciativas apresentadas. Os projetos ‘Corrente da Leitura’, ‘Ranking da Leitura’, ‘Conto e Reconto’ e ‘Cantinhos da leitura’ são algumas das ações que incentivam à leitura e a escrita. A instituição também desenvolve atividades voltadas para as diversas disciplinas, como a ‘Semana da Matemática’, ‘Semana de letras’ e a ‘Semana da Música’.

Durante a visita, Mary participou de uma entrevista que foi transmitida ao vivo pela TV Escola Avelar, que foi criada por meio de uma iniciativa da escola em parceria com a comunidade escolar.  A entrevista foi feita pelos próprios estudantes. Segundo a diretora da instituição, Jane Carvalho de Freitas Assunpção, Mary foi muito atenciosa durante a visita e respondeu as perguntas dos alunos de forma clara. “Os alunos fizeram as mais diferentes perguntas, como o motivo da visita, se ela gostou do que viu na escola, entre outras. Ela também falou um pouquinho dos projetos desenvolvidos na escola na qual ela é diretora e ressaltou que nós desenvolvemos projetos semelhantes”. Além da TV, a escola tem ainda uma Rádio, a qual os estudantes utilizam para fazer comunicados, ler poemas, entre outros.

Diretora norte-americana participa de entrevista feita pelos alunos em escola estadual de Mariana. Foto: Arquivo escola

Segundo Mary Beth Pelosky a E.E. Dona Reparata Dias de Oliveira é uma instituição inovadora e que realmente tem conseguido tornar os alunos mais interessados no processo de aprendizagem. “Eles têm alguns projetos que realmente despertam a paixão das crianças pela aprendizagem e isso ficou bem explicito nos murais da escola. O uso pedagógico que a escola faz da tecnologia foi evidenciado na entrevista ao vivo, em que eu e a diretora da Escola Estadual Menino Jesus de Praga, em Caratinga, Sandra Lima da Silva Soares, que foi uma das finalistas do Prêmio Gestão Escolar de 2010, fomos entrevistadas pelos alunos”. A gestora norte-americana também afirmou estar encantada com o empenho dos profissionais da escola e com a participação dos pais nos projetos desenvolvidos pela instituição.

 

Enviar para impressão