Objetivo da resolução 1905/2011 é garantir o direito dos alunos à educação e não prejudicá-los no Enem e nos vestibulares

A secretária Ana Lúcia Gazzola se reuniu nesta terça-feira com os 47 diretores de superintendências regionais do Estado para orientá-los a respeito da aplicação da resolução nº 1905/2011, que autoriza a designação de professores para reposição de conteúdos do 3º ano do ensino médio . Durante a reunião, a secretária enfatizou o compromisso do Governo de Minas em garantir o direito dos alunos à educação, em especial daqueles que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em outubro e também para os exames vestibulares do final do ano.

Foto: Luiz Navarro

“A greve é um direto democrático, mas é preciso preservar, antes de tudo, o direito dos alunos e das famílias. Este direito se sobrepõe a qualquer outro e é papel do Estado - nossa obrigação e nosso dever - defendê-lo.”, afirmou a secretária. Das 2148 escolas estaduais que oferecem o 3º ano do ensino médio, 378 foram afetadas pela paralisação. A secretária pediu o empenho das diretoras de SREs para orientar e auxiliar as escolas na designação de professores.

Para que a designação de professores ocorra de maneira eficaz, a secretária pediu que os diretores de SREs mobilizem suas equipes e visitem as escolas pessoalmente, para saber quais são as principais dificuldades de cada uma delas. Todas as dúvidas e dificuldades devem ser repassadas ao órgão central da SEE o mais breve possível. “Sabemos que em muitos lugares, mesmo em condições normais, não é fácil encontrar professores para designação. Por isso é preciso empenho e foco”, disse a secretária.

“A reunião foi muito produtiva e muito clara. Os alunos do 3º ano não podem ser prejudicados, já que prestarão o Enem e os vestibulares”, avalia diretora da SRE Metropolitana B, Maria de Lourdes Fassy. Para Ana Maria Gomes, diretora da SRE de Ponte Nova, os esclareciementos da secretária foram muitos importantes. "Acredito que todas as 47 superintendentes estão comprometidas na designação de professores para dar aulas para os alunos do 3º ano do ensino médio", destaca.

Enviar para impressão