Ciclo de palestra é destinado a professores de todas as redes e aos alunos do curso Normal da EE Professor Guerino Casassanta

Durante a semana, os estudos sobre a educação infantil ganham destaque entre os educadores. Na Escola Estadual Professor Guerino Casassanta, cerca de 500 pessoas, entre professores e alunos do curso Normal, ofertado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), participam do ‘1º Seminário de Educação Infantil de Ribeirão das Neves’. Marcado por um ciclo de palestra, o encontro é organizado pela escola que conta com cerca de 200 alunos do curso Normal e tem o apoio da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C. Nesta quinta-feira (04/08), haverá o encerramento do Seminário com palestra de uma pedagoga com o tema ‘Creche: espaço de aprendizagem’, que será no Centro de Convenções de Ribeirão das Neves (Caic), de 19 às 21h.

“É o primeiro seminário que organizamos nesse sentido. Este ano a escola começou a ofertar o curso Normal e vemos que essa ação vale como um aprimoramento profissional para nossos alunos que serão professores daqui a algum tempo”, explica a professora de História da Educação Infantil e uma das coordenadoras do Seminário, Elizabete Rodrigues de Oliveira e Souza.


Estudantes de preparam para atuar em escolas de educação infantil. Foto: Arquivo SEE

Durantes esses dias, os participantes discutem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a inclusão de alunos com deficiência, orientações sobre a legislação na educação infantil, primeiros socorros com crianças. Também são apresentadas sugestões de jogos e brincadeiras para serem trabalhados em sala de aula, bem como atividades ligadas a música e ao teatro. “A música e o teatro podem ser utilizados como uma estratégia de aproximação do professor com as crianças”, justifica a professora de História da Educação Infantil.

Patrícia de Andrade Rocha é uma das alunas do curso Normal. Como é formada no ensino médio, ela utiliza o aproveitamento de estudos e só faz as disciplinas profissionalizantes ligadas à educação infantil na Escola Estadual Professor Guerino Casassanta. Para ela, o Seminário é uma oportunidade dos estudantes terem um contato mais próximo com os profissionais que já atuam na área. “Passamos a ter uma noção mais precisa da realidade. Em sala temos muita discussão teórica e o Seminário nos possibilita conhecer como é o trabalho na prática na educação infantil. Os palestrantes são profissionais experientes e nos enriquecem muito”, avalia a estudante.

Curso Normal

O Curso Normal é ofertado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) desde 2008 e dá a formação de nível médio ao profissional da educação. Destinado às pessoas que desejam atuar no ensino infantil, o curso é ofertado em duas modalidades: integrada, na qual o aluno quem tem o ensino fundamental, cursa as disciplinas do ensino médio e as disciplinas profissionalizantes na área da educação infantil.

Neste caso, o curso tem duração de quatro anos. Na modalidade de aproveitamento de estudos, o aluno que já tem a formação em nível médio cursa apenas os conteúdos profissionalizantes. Neste caso, o tempo para o estudante tornar-se apto ao ensino na educação infantil é de um ano e meio.

 

Enviar para impressão