Educadores da SRE de Ubá participam de capacitação do Pró-ciências para fazer o repasse para os professores da rede estadual de ensino

Até o final do ano, supervisoras e inspetoras da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ubá vão ter dias de alunos. É que a SRE está promovendo capacitações do Pró-Ciências, programa de capacitação de professores da rede estadual dos anos iniciais nas áreas de Ciências e Matemática. “Os locais onde acontecem as oficinas se transformam em verdadeiras salas de aula e as analistas em professoras. Elas estão fazendo o repasse de forma muito simples e nós esclarecemos as dúvidas como se fôssemos alunos”, afirma a analista educacional, Maria de Fátima Moretti Dias, que participou da primeira oficina que aconteceu este mês. As oficinas acontecem até o mês de dezembro. Em agosto, as capacitações acontecem nos dias 11 e 25.

Entre os objetivos do Pró-Ciências está a tentativa de desenvolver a linguagem escrita e oral dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental utilizando atividades experimentais. Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) os educadores aprendem formas lúdicas de ensinar para os estudantes as disciplinas de Ciências e de Matemática. A iniciativa funciona tendo como base o efeito multiplicador, ou seja, os educadores que participam das capacitações têm que fazer o repasse das oficinas para seus colegas. O repasse das oficinas que estão ocorrendo na SRE de Ubá deve acontecer no próximo ano.

"Brincando com o lixo", "órgãos do sentido", "animais e plantas" são alguns dos temas das oficinas das quais os educadores participam. Para aprender sobre o que é o DNA, por exemplo, os educadores têm que colocar a ‘"mão na massa". Com uma banana, sal, álcool, detergente e um papel filtro eles conseguem "criar um DNA" e com jujubas, palitos e arames, eles são capazes de construir uma cadeia de DNA. Segundo Áurea Luiza Dutra, uma das analistas educacionais responsáveis pelas oficinas, a capacitação está alcançando os objetivos propostos pelo Pró-Ciências. “As oficinas têm atingido o objetivo proposto e as atividades práticas irão despertar no aluno o interesse pelo problema, deixando que ele pense, observe, discuta e chegue a uma conclusão. É uma maneira de estimulá-lo a ser um observador e pesquisador. Para o professor, é o inovar e o tornar mais prazeroso o que se ensina”.

Educadores participam de oficinas na SRE de Ubá. Foto: Arquivo SRE ACS/SEE

Pró-Ciências

O Programa foi criado em 2008 e prevê oficinas para professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada é a do projeto Mão na Massa, que sugere uma estrutura de aula em momentos que visam organizar o trabalho do professor e dos alunos, bem como a interação entre os alunos através da argumentação, da investigação e do registro da atividade. Desde que teve início, já foram capacitados pelo Pró-Ciências representantes de 1514 escolas da rede estadual de ensino, totalizando assim 2935 educadores.

Enviar para impressão