Fase estadual da competição será realizada entre os dias 08 e 13 de agosto, no município de Juiz de Fora

A Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, em Santa Luzia – Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi um dos destaques na etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais 2011 (Jemg). Ela classificou três equipes para a fase estadual dos Jemg que ocorre entre os dias 08 e 13 de agosto, em Juiz de Fora, no Sul de Minas. Na modalidade Basquete, são duas equipes femininas, uma no módulo I, destinado a estudantes entre 12 e 14 anos e uma no módulo II, voltado para estudantes de 15 a 17 anos. No mesmo esporte, uma equipe masculina foi classificada no módulo II. Mais do que a participação nos Jogos, contudo, o esporte garante o bom desempenho dos alunos em sala de aula. Criado em 2007, o projeto “Esporte sim, drogas não” conta com cerca de 150 jovens e trabalha o gosto pelo Basquete. Desde que foi criado, os jovens já participaram de vários campeonatos, inclusive em outros estados, e já ganharam 25 troféus.

Entre as modalidades coletivas, o destaque da rede fica para o Futsal feminino. Foto: Gil Leonardi / JEMGSegundo a coordenadora do projeto e vice-diretora da escola, Silvânia Aparecida de Oliveira, o envolvimento com o esporte torna os estudantes mais responsáveis. “Os alunos que participam acabam ficando mais disciplinados, há um reflexo em sala de aula. Nosso bairro se ‘contaminou’ com o basquete, todos gostam, todos se envolvem”, explica.

Porém, o universo de equipes compostas por estudantes das escolas da rede na etapa estadual é bem maior. Apenas nas modalidades coletivas dos Jemg (Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol) são 50 representantes de escolas estaduais, em um total de 128. O destaque vai para o Futsal feminino. Das 16 equipes que vão participar da etapa estadual, 12 são da rede. Além de estudantes de escolas estaduais, a competição conta com alunos das redes municipais, federal e particular de ensino.

Michele Lilian Ribeiro é uma das estrelas da rede no Futsal. A jogadora do time da Escola Estadual Ministro Francisco Campos, em Pompeu – Centro do Estado, explica que o bom desempenho da equipe é fruto de muita dedicação. “Desde o início da competição chegamos a treinar três vezes, por semana e, às vezes, atEstudantes da rede estadual são maioria nas modalidades individuais da competição. Foto: Gil Leonardi /JEMGé nos finais de semana. Para isso contamos com o apoio de nossa treinadora, a professora de Educação Física, e do diretor da escola”, explica a estudante do 2º ano do ensino médio que pensa em ser jogadora de futebol ou professora de Educação Física.

Nas modalidades individuais, que são o Atletismo e o Xadrez, os alunos das escolas estaduais também se destacam e representam a maioria em cada uma delas. Para a fase estadual do Atletismo foram classificados 875 atletas, entre feminino e masculino. Deste total, 570 são estudantes de escolas da rede. Já no xadrez, modalidade que exige raciocínio e concentração dos participantes, são 58 representantes de escolas estaduais, no universo de 110 jogadores selecionados para última fase dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Em todas essas modalidades, coletivas e individuais, existem equipes masculinas e femininas, nos módulos I e II.

A etapa estadual dos Jemg, contará com novas modalidades esportivas. São elas: a Ginástica Rítmica, a Peteca, o Tênis de Mesa, a Natação e o Atletismo PCD, destinado a atletas com deficiências.

Leia também:

Definidas as cidades que vão sediar as etapas microrregional, regional e estadual dos Jemg

Enviar para impressão