São considerados aprovados os candidatos que conseguirem um mínimo de 50% dos pontos em cada área

Já estão disponíveis para consulta os gabaritos das provas dos Exames Supletivos, que foram realizadas no último final de semana. Os candidatos que solicitaram a certificação do ensino fundamental fizeram provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Artes, Educação Física, Redação, História, Geografia, Ciências Naturais e Matemática. Já os candidatos à certificação do ensino médio fizeram provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiveram um mínimo de 50% dos pontos em cada área de conhecimento. O resultado oficial dos Exames Supletivos será divulgado a partir do dia 22 de agosto, nos sites pelos sítios eletrônicos www.educacao.mg.gov.br/supletivo e www.supletivomg.caedufjf.net.

As provas foram aplicadas em 53 municípios mineiros. Entre os candidatos que fizeram as provas no Instituto de Educação de Minas Gerais está a estudante, Cristiane Aparecida Gomes de Brito, de 33 anos, que tentou a certificação para o ensino médio. Cristiane estuda no Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) Poeta Murilo Mendes há cerca de dois anos e foi lá que conseguiu a certificação para o ensino fundamental. “Vou tentar a certificação para o ensino médio e se não conseguir a aprovação em todas as áreas do conhecimento, vou concluir a certificação no Cesec”, afirma. Outra candidata que tentou a certificação foi a salgadeira, Rosa Maria Linces, de 57 anos. A certificação do ensino fundamental foi conquistada no ano passado e este ano ela tenta, pela segunda vez, a certificação para o ensino médio. “Parei de estudar quando era adolescente. Resolvi voltar para tentar um crescimento profissional”.

Candidatos fazem as provas dos Exames Supletivos no Instituto de Educação de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Foto: Geanine Nogueira - ACS/SEE

A vendedora, Carmen Vanda de Oliveira, 38 anos, também fez a prova no Instituto de Educação de Minas Gerais. Ela tentou a certificação para o ensino fundamental. “Eu só estudei até o 4º ano e sempre quis voltar a estudar. Hoje meu sonho é fazer um curso superior e conseguir um emprego melhor”, ressalta. Na Escola Estadual Santos Dumont, em Venda Nova, também houve aplicação das provas dos Exames Supletivos. Entre os candidatos que fizeram os testes na instituição está a dona de casa, Cristina Rodrigues, 27 anos. Ela busca certificação para o nível médio e fez os testes apenas para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Isso porque ela já havia sido aprovada nas outras áreas quando estudou no Cesec. Se conseguir a certificação, Cristina irá realizar um sonho. “Eu quero tentar um concurso público, ter uma estabilidade e depois pensar em fazer uma faculdade”.

Os candidatos aprovados nos Exames Supletivos poderão retirar o certificado em uma das 56 escolas credenciadas, em todo o Estado. Em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) existem, pelo menos, uma escola credenciada.

Enviar para impressão