Representantes das SREs se capacitam no órgão central e vão repassar o encontro aos diretores que devem assumir em agosto
Visando dar início a capacitação dos servidores indicados ao cargo de diretor das escolas estaduais de Minas, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) recebe, durante esta semana, representantes das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). O objetivo do encontro é discutir uma pauta de capacitação que deve ser repassada aos diretores. O encontro no órgão central acontece até a próxima sexta-feira e a cada dia um grupo das Superintendências deve ser capacitado. Participarão do encontro os diretores das áreas de pessoal, pedagógica e de administração e finanças das SREs. Nesta terça-feira serão capacitadas representante das SREs de Almenara, Caxambu, Curvelo, Itajubá, Januária, Metropolitana A, Monte Carmelo, Pará de Minas, Paracatu, Passos, Patos de Minas e Unaí.
Para a diretoria de Capacitação de Gestores, Edér Quintão, o encontro é uma importante oportunidade para que os representantes das SREs possam discutir temas relacionados com os servidores que participaram do processo de indicação e irão assumir as escolas em agosto. “A Secretaria propõe a capacitação para que os diretores possam promover um gerenciamento competente, buscando o aprimoramento profissional e a melhoria da qualidade do ensino”, afirma. O objetivo é que todos os diretores sejam capacitados.
O repasse dos temas discutidos no encontro no órgão central para os gestores das 3.779 escolas estaduais deve acontecer no final do mês de julho. A ideia é que eles se reúnam durante cinco dias para discutir temas que envolvem o universo escolar. A capacitação deverá ser discutida em módulos. No primeiro, por exemplo, o tema deverá ser Gestão de Resultados Educacionais, que envolve a adoção de medidas que ajudem a elevar o nível de proficiência dos alunos e a sanar as dificuldades apontadas nas avaliações externas. A Gestão do Patrimônio e Recursos Financeiros, Gestão de Pessoas, Gestão Pedagógica e a Gestão Democrática, que é a importância de estimular o envolvimento da comunidade escolar, também farão parte da capacitação.
Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar
A SEE já garante que o candidato ao cargo de diretor tenha habilidades mínimas para se candidatar ao cargo. Para participar do Processo de Indicação de diretor, o servidor deve ter sido aprovado no processo de Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar. A certificação tem validade de quatro anos e habilita e podem se certificar apenas os servidores estaduais efetivos ou efetivados com atuação nas carreiras de professor de educação básica ou especialista em educação básica. Além disso, o servidor deve ter formação superior voltada para o magistério e ter obtido pontuação igual ou superior a 70 pontos na avaliação de desempenho individual (ADI) ou na última etapa da Avaliação Especial de Desempenho (AED).