Participaram do encontro mais de 100 educadores, que tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre a nova gestão

O prédio histórico do município de São Sebastião do Paraíso que abriga a Escola Estadual Paraisense há mais de 40 anos, recebeu na manhã desta sexta-feira a visita de mais de 100 profissionais da educação das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de São Sebastião do Paraíso e de Passos. O encontro que tinha por objetivo discutir as prioridades da Secretaria de Estado de Educação (SEE) na gestão 2011-2014, contou com a presença da secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola. A escola atende a cerca de 900 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental no turno da manhã e da noite. A instituição desenvolve diversos projetos de incentivo a leitura como o “Momento da leitura”, no qual uma vez por semana as aulas são interrompidas durantes dez minutos para que os estudantes possam ir até a biblioteca para pegar um livro, revista ou jornal e ler. A escola também desenvolve o “Momento cívico”, uma vez por semana os estudantes hasteiam as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais, do município e da escola. Toda a cerimônia é acompanhada da excussão do hino nacional.

 

Mesmo funcionado em um prédio centenário a escola incentiva o uso de seus mais diversos espaços. O pátio, por exemplo, é utilizado pelos alunos para a realização de exercícios. Os professores dão as orientações na sala de aula e depois os alunos vão para o pátio e fazem os exercícios. Outra atividade tradicional desenvolvida na escola são os treinos para os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). A escola já participou da etapa microrregional e vai participar da etapa regional. Foram classificados os times masculino e feminino de handball e de futsal. O diretor da escola, Adilson Luciano Pimenta Rezende, ficou muito feliz em receber a secretária em sua instituição e aproveitou a ocasião para fazer um pedido. “Foi um prazer receber a professora, ela é uma pessoal muito simpática e preocupada com a educação. Vou aproveitar o encontro para fazer alguns pedidos relacionados a rede física, já que o prédio da nossa escola é muito antigo”.

Alunos da Escola Estadual Paraisense fazem exercícios de matemática no pátio da escola. Foto: Geanine Nogueira -  ACS SEE

Segundo Ana Lúcia Gazzola a rede física das escolas melhorou muito nos últimos anos, principalmente no sul de Minas. Foram investidos mais de 100 milhões nas escolas da região. Entre os outros assuntos discutidos na reunião estão dúvidas sobre ajustamento funcional, processo de indicação de diretor e vice-diretor e sobre o concurso público. Segundo a secretária o edital do concurso já está praticamente pronto e nas próximas semanas será entregue para as entidades representantes da categoria, como o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute), uma proposta de edital para que eles avaliem e possam apresentar sugestões.

Outro assunto discutido na reunião foi a prevenção e o enfrentamento de fatores geradores de violência nas instituições de ensino. “O grupo de trabalho vai concluir esta semana o diagnóstico sobre as condições geradoras de violência nas escolas. Além disso, estamos providenciando junto à Secretaria de Estado de Defesa Social um estudo para identificar as escolas que estão localizadas em áreas de vulnerabilidade social”, afirma a secretaria de Estado de Educação. Tornar a escola mais próxima da comunidade por meio da expansão de projetos como o Escola em Tempo Integral, Aprofundamento de Estudos e o Escola Viva, Comunidade Ativa também são algumas das propostas apresentadas por Ana Lúcia Gazzola.

Ana Lúcia Gazzola apresenta as prioridades da gestão 2011-2014 em reunião com educadores das SREs de Passos e de São Sebastião do Paraíso. Foto: Geanine Nogueira -  ACS SEE

Segundo a assessora de gabinete da SRE de São Sebastião do Paraíso, Simone Isabel Rocha Peres, Ana Lúcia Gazzola foi muito objetiva em suas respostas e conseguiu assim atender a todos. “As respostas foram muito claras. Todos conseguimos tirar nossas dúvidas”. Durante a reunião os profissionais da educação também puderam assistir a apresentação dos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Ary Pimenta Bugelli, localizada no município de Itaú de Minas. A banda já venceu, por dois anos consecutivos, o festival de talentos promovido pela escola.

Reunião com as Superintendências

Ana Lúcia Gazzola pretende visitar todas as 47 SREs do Estado e reunir-se com os profissionais da educação de todas elas. Nesses eventos ela será sempre acompanhada da coordenadora das SREs, Eunice Prado, que vê na experiência a oportunidade de conhecer um pouco mais de perto seus colegas de trabalho. “A educação é feita de exemplos, compromissos e alianças. Neste lugar que ocupo nesta Secretaria pretendo conhecer toda a nossa rede bem como as pessoas que são os nossos braços em cada cantinho do Estado. Quero também conhecer a diversidade da nossa comunidade escolar. Conhecendo, podemos compreender, compreendendo podemos agir efetivamente. É com a responsabilidade que me compete que acompanho a secretária Ana Lúcia em cada inauguração de escola e em suas reuniões com diretoras das escolas e servidores das SREs”. Eunice já acompanhou reuniões nas SREs de Janaúba e de Passos.

Enviar para impressão