As capacitações acontecem durante o mês de maio e tem como foco educadores que trabalham com estudantes do Ciclo de Alfabetização

 Os professores da rede estadual de ensino participam durante o ano de diversas capacitações. Sejam elas promovidas pelo órgão central da Secretaria de Estado de Educação (SEE) ou pelas equipes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), todas têm o mesmo objetivo, aprofundar os conhecimentos dos profissionais da educação e proporcionar a eles a oportunidade de conhecer maneiras diferenciadas de ensinar o Conteúdo Básico Comum (CBC). A SRE de Uberlândia, por exemplo, está capacitando mais de 500 educadores da rede municipal e estadual de ensino de sua jurisdição. Pertencem a SRE de Uberlândia oito municípios. São todos professores, analistas e inspetores educacionais que trabalham com alunos do 1º e 2º ano do ciclo de alfabetização. A capacitação na SRE de Uberlândia teve início no mês de maio e termina no dia 03 de junho.

Durante a capacitação os profissionais têm a oportunidade de conhecer as prioridades da política da educação mineira na gestão 2011-2014, as perspectivas da contribuição do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) no âmbito das prioridades no Ensino Fundamental, além de apresentar as metas propostas para o Programa de Avaliação da Alfabetização da Educação Pública (Proalfa) até 2014. Os educadores também participam de oficinas que têm o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre as diretrizes didáticas pedagógicas para Alfabetização e Letramento dos alunos 1º e 2º do Ciclo de Alfabetização.

No início das oficinas, os professores relembram conceitos referentes a letramento e oralidade. Depois é o momento de trabalhar os conteúdos curriculares de formas lúdicas. Como a oficina “Batalha Divertida”, onde a professora utiliza um cartaz cheio de saquinhos. Dentro de cada saquinho a docente coloca várias silabas, a criança tira a fichinha e deve formar palavras tenham as silabas sorteadas. Essa atividade serve para trabalhar com a formação de silabas com os estudantes. Outra atividade é relacionada às parlendas. O aluno escolhe uma parlenda e pode ler os textos para os colegas ou até mesmo fazer uma leitura diferenciada, como ler o texto de cima para baixo. A oficina ajuda os alunos a desenvolverem a leitura.

Segundo a analista educacional da SRE de Uberlândia, Edna Cardoso, todos os professores que participam da capacitação recebem um material contendo as atividades desenvolvidas nas oficinas para que eles possam executá-las na sala de aula. “As oficinas são subsídios aos professores de atividades práticas para que realmente a aprendizagem em sala de aula aconteça de modo gostoso e prazeroso”.

Capacitação na SRE de Divinópolis

Já em Divinópolis são os profissionais da educação do 3º ano do ensino fundamental que passam por capacitação. São ao todo, 353 professores, 30 especialistas da rede estadual de ensino e 80 representantes da rede municipal. Segundo a supervisora educacional da SRE de Divinópolis, Dinamar Gonçalves Fonseca, o objetivo das oficinas é possibilitar aos professores a reflexão teórica integrada a prática da sala de aula. “Na capacitação, os professores participam de atividades lúdicas que podem ser facilmente desenvolvidas em sala de aula”.

As capacitações têm duração de dois dias em cada um dos 12 pólos e em todos os educadores participam de seis oficinas, que abrangem entre outros pontos as matrizes curriculares. A oficina quatro, por exemplo, ajuda os professores a conhecerem metodologias diferenciadas para o ensino dos gêneros textuais e demais situações de ensino e aprendizagem. Entre os focos estão os conteúdos curriculares do Ciclo de Alfabetização, em articulação com o processo de Alfabetização e Letramento e de iniciação à Matemática. As capacitações na SRE de Divinópolis acontecem até o dia 1º de junho.

Enviar para impressão