Nove escolas do Estado participam de exame que tem caráter amostral e servirá de base para a edição de 2012 do Pisa

Entre os dias 24 e 27 de maio de 2011, alunos com quinze anos, de nove escolas da rede pública e particular do Estado participam de um pré-teste elaborado pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A pré-testagem tem caráter amostral e serve para avaliar a qualidade das questões (itens) que serão cobradas no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA - Programme for International Student Assessment), no ano de 2012. Em todo o país, cerca de três mil alunos de 91 escolas fazem o pré-teste até o dia 31 de maio.

Em Minas Gerais, as escolas participantes da avaliação fazem parte dos municípios de Belo Horizonte, Montes Claros e Teófilo Otoni. O estudante faz o pré-teste no horário em que estuda para que a escola não precise alterar a sua rotina. São oito tipos de cadernos de avaliação e parte dos alunos faz também a prova no computador. “Serão pré-testadas questões de Matemática e o aluno será avaliado quanto ao seu letramento financeiro, ou seja, como ele utiliza, na prática, questões relacionadas a juros e porcentagem. Ele também será avaliado quanto a leitura e resolução de problemas matemáticos no computador”, explica a superintendente de Avaliação Educacional da SEE, Maria Inez Barroso Simões.

A SEE é responsável pela coordenação e logística do exame em Minas Gerais. Em um trabalho articulado com as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e escolas, a Secretaria faz a seleção dos aplicadores e a consolidação da base de dados a ser enviada ao MEC e OCDE. “Os professores que vão aplicar o pré-teste participaram de uma capacitação no dia 18 de maio realizada pelo Centro de Políticas Públicas (Caed), em Juiz de Fora, para capacitar os professores que vão aplicar o pré-teste. Os educadores participantes possuem um domínio na área de informática, pois alguns alunos selecionados vão fazer o exame utilizando o computador”, aponta a superintendente de Avaliação Educacional.

Em todo o mundo, 60 países participam do pré-teste que será aplicado entre os dias 23 e 31 de maio.

Pisa

O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) vai ser aplicado no ano de 2012. Esta edição dará ênfase à Matemática e ao letramento financeiro. A prova terá também alguns itens na área de leitura e ciências. O exame é realizado de três em três anos, com estudantes de 15 anos de vários países. A última avaliação, que teve como base o ano de 2009, mostra o Brasil como um dos países que mais evoluíram em educação na última década e Minas é um dos estados que alavancou esse crescimento conquistando o primeiro lugar entre os estados do sudeste e o quarto nacional. Comparado ao ano de 2006, o ano de 2009 aponta que em leitura, o estado passou de 413 para 431 pontos, em Matemática subiu de 386 para 408 e em ciências o estado cresceu de 406 para 429.

Enviar para impressão