Em reunião com diretores de escolas, Ana Lúcia Gazzola fala sobre a nova gestão e discute a realidade da região

“Ana Lúcia Gazzola se mostrou uma pessoa muito simples e educada. Despertou em nós um carinho muito grande. Além disso, ouviu a todos os nossos questionamentos e respondeu à  todas as questões com muita segurança”, essa foi a descrição que a diretora da Escola Estadual José Gorutuba, no município de Janaúba, Ângela Maria Lacerda Guimarães,  fez do encontro entre a secretária de Estado de Educação e os mais de 90 diretores da rede estadual de ensino da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Janaúba.  O encontro aconteceu na tarde de hoje na sede da SRE de Janaúba e teve por objetivo apresentar as propostas da gestão 2011-2014 e fazer com que a secretária pudesse conhecer melhor as necessidades da região.

Entre os pontos levantados no encontro está a necessidade das escolas trabalharem em conjunto com a comunidade e a questão da prevenção das condições geradoras de violência nas instituições de ensino. Para isso, a chefe de gabinete, Maria Sueli de Oliveira Pires, falou sobre o seu trabalho a frente do Grupo que visa criar ações para prevenir a violência no âmbito escolar.  Para isso, a secretaria de Estado de Educação pretende criar programas que incentivem uma boa convivência entre os estudantes e funcionários. Outra notícia que agradou aos diretores foi a questões do concurso público e as modificações que têm sido feitas na Lei 100, como afirma o diretor da Escola Estadual Ruy Barbosa, em Nova Porteirinha, Edilson Francisco de Souza.

Ana Lúcia Gazzola palestrou para cerca de 100 diretores e funcionários de SRE em Janaúba. Foto: Geanine Nogueira - ACS SEE

“Fiquei muito animado com a visita da secretária, vou voltar para minha escola com boas notícias. As atitudes que estão sendo tomadas a respeito dos direitos dos servidores efetivos e efetivados e ao concurso público vão alegrar muito meus professores”.Já segundo a diretora da SRE de Janaúba, Maria Eni Santos Froes, a visita superou as expectativas. “A relação da secretária com os profissionais da educação e sua trajetória nessa área são muito significativas. Ela tem domínio do assunto e veio à nossa Superintendência para trazer presságio de dias melhores em todos os aspectos, como pedagógico e financeiro”.

Para Ana Lúcia Gazzola, o encontro foi muito importante, pois serviu para aproximar o órgão central, escolas e SRE. “Essa reunião me fez conhecer melhor a nossa rede e o sistema. Além disso, pude conhecer melhor as pessoas e interagir com elas. Esse contato nos aproxima e faz com que tenhamos um objetivo comum que é o avanço da educação em Minas Gerais”. Ainda segundo a secretária, para estreitar ainda mais a relação com os profissionais da educação, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) vai criar o fale com a secretária, ferramenta de comunicação virtual que deve proporcionar um maior dialogo entre órgão central, Superintendências e escolas.

Reunião com os funcionários da SRE de Janaúba

Os cerca de 100 funcionários da SRE de Janaúba também tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a nova gestão. A secretária respondeu a questões relacionadas à carga horaria dos servidores da educação, valorização da escolaridade adicional dos servidores (mestrado, doutorado, etc.) e organização da Superintendência. Após apresentar as prioridades da nova gestão para os funcionários, Ana Lúcia Gazzola avaliou como positivo o encontro. “Discutimos com os funcionários os planos de construção da nova sede da SRE de Janaúba e as dificuldades especificas dos setores da administração. As duas reuniões foram muito produtivas e esse encontro me permitiu conhecer melhor a  realidade da SRE e das escolas". A SRE de Janaúba atende à 94 escolas da rede estadual de ensino, distribuídas por 17 municípios.

Assim como o diretor de pessoal da SRE, Alexandre Magno Garcia Leal, os outros funcionários da Superintendência também aprovaram a visita da secretária. “O que mais me encantou nela foi a simplicidade. Ela tem uma boa trajetória  na educação e admite que o sistema ainda tem problema, mas garante que vai fazer de tudo para solucioná-los”.

* redigida por enviada especial da Agência de Notícias

Enviar para impressão