Programa intersetorial para prevenir e lidar com a violência nas escolas estaduais está em elaboração
O grupo formado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) e outros órgãos do Governo de Minas se reuniu na manhã desta terça-feira (11/05). Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade conhecer os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Corpo de Bombeiros que trabalham com a questão da violência. Também houve uma discussão preliminar da estrutura e dos conteúdos do documento a ser elaborado e apresentado aos secretários de Estado. O texto vai orientar as ações intersetoriais a serem desenvolvidas junto às escolas.
“Concluídas as apresentações, a partir de amanhã uma subcomissão começa a elaborar o documento contendo o diagnóstico, uma descrição e uma avaliação dos programas em curso, bem como o programa de trabalho que será submetido a avaliação dos secretários”, explica a chefe de gabinete da SEE e coordenadora do grupo, Maria Sueli de Oliveira Pires. A próxima reunião do grupo está marcada para o dia 18/05.

No dia 17/05, o grupo de trabalho vai participar de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O assessor de Relações Institucionais da SEE, Felipe Estábile e a Adriana Maria da Costa, da Polícia Civil de Minas Gerais, vão apresentar as discussões feitas pelo grupo para a prevenção e o enfrentamento da violência nas escolas.
Ampliação do grupo
Em Resolução Conjunta da Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) , Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE) e Secretaria de Estado de Saúde (SES) ficou estabelecido a ampliação do grupo que trabalha na construção de um projeto para a prevenção e enfrentamento da violência nas escolas. O texto oficializa a inclusão da SES no grupo. A Resolução nº 002/2011 foi publicada na edição do dia 10 de maio de 2011 do Jornal Minas Gerais.