As bibliotecas das escolas estaduais mineiras vão ganhar espaço no site da Secretaria de Estado de Educação ao longo do mês de maio. O ‘Escolas de Minas’, iniciativa que valoriza a preservação da rede física, divulga hoje, Dia Mundial da Educação, o resultado da sua primeira etapa, em 2011. Ao longo do mês de março e abril, escolas da rede estadual enviaram fotos que demonstram a conservação do espaço das bibliotecas. Mais de 200 escolas participaram da primeira etapa e uma comissão formada por representantes da Secretaria selecionou, a partir da análise das fotos, as seis bibliotecas mais bem cuidadas do Estado. As fotos desses espaços vão integrar o layout do site da SEE ao longo do mês.
As escolas selecionadas representam diferentes regiões do Estado, mas a região Norte se destacou na primeira etapa. No município de Januária foi selecionada a Escola Estadual Bias Fortes; na cidade de Santo Antônio do Jacinto, Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Almenara, a Escola Estadual João Vieira foi selecionada e a Escola Estadual Major José Elias Trindade, no município de Coração de Jesus, SRE de Montes Claros, também ficou entre as seis que melhor demonstraram cuidar de suas bibliotecas. No Triângulo Mineiro, município de Itapagipe, a Escola Estadual Serra da Moeda foi uma das escolhidas. Na região metropolitana de Belo Horizonte, município de Esmeraldas, a Escola Estadual de Lagoa está na lista. Para fechar, a Escola Estadual Miguel Rogana, na cidade de Campo Belo, ficou entre as melhores.

A comissão julgadora analisou as fotos não sob uma perspectiva fotográfica, mas usou critérios técnicos para julgar a preservação da rede física. “O objetivo não era escolher as fotos mais bonitas e sim definir, a partir das imagens, qual escola conserva melhor sua biblioteca. Analisamos as características da rede física de uma biblioteca, como a luminosidade e a ventilação. O bom estado de conservação das paredes, do teto e do chão, entre outros, também foram observados nas imagens”, explica Zirlene Lemos, integrante da comissão.
Ao todo, a Assessoria de Comunicação da SEE recebeu mais de 1700 fotos nessa primeira etapa do projeto e houve participação de escolas de todo o Estado. Das 47 Superintendências Regionais de Ensino, 35 tiveram escolas participando, um total de 130 municípios mineiros. A SRE que teve mais escolas foi a de Varginha, que participou com o envio de fotos de 21 escolas. De acordo com Zirlene Lemos, o engajamento das escolas na primeira edição foi expressivo e a expectativa é de que a adesão aumente nas próximas edições. “Para nós é significativa a participação voluntária das 215 escolas estaduais, mas se pensarmos no universo das 3.808 escolas da rede, ainda é um número baixo. Agradecemos a parceria das superintendências na mobilização das escolas, mas a nossa expectativa para a segunda edição é a de pelo menos dobrar o número de participantes”, destaca Zirlene Lemos.
Escolas de Minas
O objetivo do ‘Escolas de Minas’ é valorizar a preservação da rede física das escolas estaduais mineiras. Periodicamente, a Assessoria de Comunicação da SEE elege um espaço escolar e solicita às escolas do Estado que enviem imagens que comprovem a conservação desse espaço. Na primeira etapa o espaço escolhido foi a biblioteca. As escolas que mais se destacarem a cada edição serão tema de matérias jornalísticas produzidas pela Assessoria de Comunicação e veiculadas no Blog da SEE e também terão as fotos divulgadas no site da Secretaria. Ao final deste ano, as escolas que mais se destacarem irão receber um prêmio da Secretaria de Estado de Educação, ainda não definido.