A ideia é que alunos da rede pública escrevam redações sobre os 300 anos do ciclo do ouro em Minas Gerais
Para celebrar os 300 anos das cidades de Ouro Preto, Marina e Sabará a Secretaria de Estado de Educação em parceria com a Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vão lançar um concurso de redação. Com o tema “Eu, minha cidade e os 300 anos do ciclo do Ouro em Minas”, a proposta foi apresentada, nesta tarde, aos diretores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), que participaram do “Encontro Gerencial de Diretores de SRE”. Todos os 47 diretores poderão apresentar sugestões para elaboração final do projeto, até o dia 25 de abril.
De acordo com a proposta inicial do concurso, deve ser premiado um aluno em cada categoria, o professor que orientou o trabalho e a escola na qual o aluno vencedor estuda. Poderão participar alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º anos) e estudantes do ensino médio das escolas públicas federais, estaduais e municipais de Minas.

Entre os objetivos do concurso está o estímulo à pesquisa e à criatividade. A intenção é despertar o discurso crítico, proporcionar a aplicação dos recursos expressivos da linguagem textual e verificar a capacidade de contextualização dos estudantes. Para a Secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, o concurso vai representar o exercício da cidadania.
“Nós iremos mobilizar as nossas escolas, os nossos jovens e dar a eles um sentido da importância deles como sujeitos da história e como pessoas que examinam o passado para poder construir uma forma de intervenção do presente e do futuro, o que fará deles co-autores do futuro do nosso Estado. Celebrar os 300 anos do ciclo do ouro é muito importante, além disso existe toda questão pedagógica. Nós estaremos treinando o exercício da linguagem de nossos alunos, a capacidade de expressão do pensamento e a articulação lógica das ideias”.