Atualizada 16h25
Reunião propõe ações pedagógicas para elevar o desempenho dos alunos da rede estadual
Os diretores das 74 escolas estaduais que pertencem à jurisdição da SRE de Manhuaçu participam hoje (12/04) de uma reunião para discutir o desempenho das escolas no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) 2010. Na ocasião, os analistas educacionais vão estudar os resultados e analisar os pontos que ainda apresentam dificuldades no trabalho realizado em sala de aula. No último Proeb, a SRE obteve o maior crescimento no desempenho entre os estudantes do 5º ano do ensino fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática da rede estadual. O Encontro será realizado até às 17 horas no Manhuaçu Center Hotel, em Manhuaçu, Região do Vale do Aço.
“Nossa equipe está apresentando as implicações pedagógicas desses resultados, avaliando onde nossas escolas precisam melhorar”, explica a analista educacional, Úrsula Uander Oliveira Viana. A partir da interpretação dos resultados no Proeb, a Superintendência de Manhuaçu realiza o trabalho de acompanhamento das escolas. Os 12 analistas da SRE visitam o espaço escolar e auxiliam os professores na elaboração de atividades para recuperar os alunos que apresentam dificuldades. “Nós vamos em todas às escolas semanalmente, quinzenalmente, mensalmente. Na escola ajudamos os especialistas a trabalhar com o professor e os alunos. Nossas escolas estão nos 18 municípios atendidos pela SRE”, completa a analista educacional.

Entre as escolas participantes do encontro está a Escola Estadual Padre Alfredo Kobal, no município de Caputira. A escola atende a cerca de 1600 alunos de todos os anos dos ensinos fundamental e médio. Para o diretor, Reinaldo Rodrigues Sialho, a reunião é um momento importante para as escolas, pois apresenta as diretrizes de atuação na área pedagógica para o ano de 2011. “Com os resultados das escolas no Proeb 2010 apresentados, nós poderemos ver se o trabalho já realizado foi eficaz ou não. Veremos onde conseguimos avançar e onde precisaremos crescer”, analisa o diretor da escola.
Desempenho no Proeb
A Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu obteve o maior crescimento na proficiência média entre os alunos do quinto ano do ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática nas escolas da rede estadual. Comparado a avaliação de 2009, o crescimento foi de 7,38% e 8,65%, respectivamente. O aumento no desempenho dos alunos também pode ser apontado nos outros anos de ensino avaliados pelo Proeb 2010. Entre os estudantes do 9º ano do ensino fundamental, o crescimento foi de 2,32% em Língua Portuguesa e de 3,59% em Matemática, comparados aos resultados de 2009. No 3º ano do ensino médio, o crescimento foi de 3,50% em Língua Portuguesa e de 3,04% em Matemática, também com base em 2009.
A analista educacional destaca que o crescimento apresentado pelas escolas é importante, mas que as ações de acompanhamento dos alunos devem permanecer em toda a educação básica para que esses estudantes tenham uma trajetória escolar bem sucedida. “Estamos felizes com o desempenho, mas no ensino médio, por exemplo, precisamos investir mais com os alunos na Matemática”, avalia Úrsula Uander Oliveira Viana.
Capacitação das redes municipais
Uma das prioridades da Secretaria de Estado de Educação para os próximos quatro anos é uma articulação com os atores envolvidos com a educação para o desenvolvimento da educação no estado. Pensando no crescimento coletivo, a SRE de Manhuaçu vai realizar o encontro com o mesmo tema para os secretários municipais de educação na primeira quinzena de maio. Na ocasião, os representantes dos órgão municipais vão poder avaliar o desempenhos das escolas das redes municipais e apontar estratégias para os avanços da educação na região.