Trabalho realizado pela SRE Metropolitana B atende aos educadores dos 1º e 2º anos do ensino fundamental

Atrair a atenção dos alunos nas salas de aula com atividades diferenciadas é o desafio de todo professor. Pensando em uma formação ampla e consistente dos educadores, a Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B (SRE), realiza a partir de hoje a capacitação de 587 professores e especialistas dos 1º e 2º anos do ensino fundamental. O aperfeiçoamento pedagógico vai até o dia 20 em escolas de Belo Horizonte, Betim, Esmeraldas, Ibirité e Igarapé e será ministrado pelos educadores do Programa de Intervenção (PIP) na SRE.

Durante a capacitação, professores e especialistas vão receber orientações sobre formas de trabalhar os conteúdos curriculares com os alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental que integram o Ciclo da Alfabetização. Os assuntos que são trabalhados nas avaliações estaduais e nacionais também terão destaque no encontro. “Vamos realizar oficinas de Alfabetização, Produção de Texto e Matemática para auxiliar o professor em seu trabalho com os alunos”, destaca a coordenadora da Capacitação, Jane Maria dos Reis Pedras.

Em Betim, a Escola Estadual Cândido Portinari o trabalho feito nas capacitações é utilizado pelos educadores como uma forma de reavaliar e aperfeiçoar as ações com os estudantes. “A capacitação feita diretamente com os professores trazem um resultado imediato, pois quem capacita leva informação àquele que conhece a realidade do aluno, o professor”, observa a diretora da escola, Lucrecia Aparecida Rodrigues da Silva. A diretora destaca ainda que uma capacitação já realizada com os professores dos 4º e 5º anos fez diferença no aprendizado escolar. “Aos se aperfeiçoarem, os professores ficam estimulados e entendem a importância do trabalho em equipe”, complementa.

A Escola Estadual Cecília Meireles, em Belo Horizonte, também estará na capacitação. Em 2011, cerca de 120 alunos são atendidos nos 1º e 2º anos do ensino fundamental da escola. Entre os professores que participarão do aperfeiçoamento está Simone Rosália de Deus Alves. A educadora que está na profissão há 30 anos confessa que não perdeu o interesse em aprender coisas novas. “Gosto de participar das capacitações, pois elas enriquecem a minha experiência, o meu trabalho em sala”, explica.

Os resultados dessas capacitações será levado para 12.908 estudantes de 135 escolas estaduais de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

 

Enviar para impressão