Representante da Secretaria marcou presença em evento do Programa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social

Na manhã desta quarta-feira (07/04), o subsecretário de Administração do Sistema Educacional, Leonardo Petrus, representou, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, em um encontro do ‘Programa Travessia’. Na ocasião que reuniu representantes de diversas áreas do Governo, o subsecretário falou sobre o papel da SEE no Programa para representantes dos 36 novos municípios participantes. A expectativa é que 121 novos municípios façam a adesão ao Programa a partir de 2011. O Encontro aconteceu no Auditório do BDMG, em Belo Horizonte.

De acordo com o subsecretário, a SEE pretende realizar um papel em parceria para o desenvolvimento da educação nos municípios em que o programa está presente. “A Secretaria de Estado de Educação pretende realizar um bom trabalho junto aos municípios. Os novos participantes puderam saber que queremos realizar um trabalho de articulação”, explica Leonardo Petrus.

Em 69 municípios participantes do ‘Travessia’ no Estado, maior parte localizada nas regiões Norte e Nordeste, com baixo índice de desenvolvimento humano, a Secretaria de Estado de Educação oferece a capacitação de gestores escolares de escolas públicas. O Projeto de Capacitação de Gestores Escolares (Progestão) atua junto aos diretores, vices e especialistas das escolas públicas estaduais e municipais. O trabalho em parceria com o Programa atende atualmente a 380 gestores de 24 Superintendências Regionais de Ensino. “Um gestor capacitado contribui para a melhoria do ensino e na aprendizagem do aluno”, explica a diretora de Capacitação de Gestores da SEE, Éder Quintão Torres. O compromisso com a melhoria na rede física nas escolas públicas de municípios que integram o Programa é outra ação da SEE. Em 2011, 50 prédios escolares estaduais e municipais serão reformados.

O Encontro reuniu representantes de secretarias de Estado do Governo, além de outros órgãos. O Programa Travessia, criado em 2008, é resultado de uma interação de vários setores do Governo para a melhoria da qualidade de vida, redução da pobreza e melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), em várias regiões do estado. Atualmente, 110 municípios integram o ‘Travessia’.

 

Enviar para impressão