Cerca de 100 educadores serão orientados sobre a expansão do Programa de Intervenção Pedagógica nas escolas estaduais


A Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba realiza hoje (07/04) o ‘III Encontro Gerencial de 2011’. Na ocasião, cerca de 120 educadores entre diretores, vices e especialistas vão receber as primeiras orientações sobre a expansão do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) para os anos finais do ensino fundamental. O Encontro é realizado na Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro.


O acompanhamento dos alunos dos 6º ao 9º anos do ensino fundamental pelo PIP começa no segundo semestre de 2011. No Encontro, a diretora da SRE Ituiutaba, Ises Maria Gomes Cintra, repassa as primeiras discussões sobre o tema aos educadores das 20 escolas estaduais da SRE que atendem aos alunos dos anos finais. “Vamos capacitar gestores e especialistas para o desempenho de suas funções. É importante que essas primeiras orientações cheguem, em tempo hábil, às escolas para que elas tenham conhecimento do trabalho de acompanhamento que será feito posteriormente”, explica a diretora.

Encontro Gerencial de Ituiutaba busca capacitar diretores, vices e especialistas de escolas. Foto: Arquivo SRE Ituiutaba


A Escola Estadual Rotary, em Ituiutaba possui cerca de 550 alunos de todos os anos do ensino fundamental. Para a diretora da escola, Jane de Almeida Silva, a expansão do programa vai proporcionar que o bom desempenho dos estudantes ocorra em todos os anos do ensino fundamental. “É muito importante esta expansão, porque os anos finais ainda enfrentam certa defasagem no cumprimento de suas metas. O Programa de Intervenção Pedagógica vai auxiliar nesse acompanhamento dos estudantes ”, explica Jane de Almeida Silva.


Avaliação e Projeções

Durante o ‘III Encontro Gerencial de 2011’ que começou ontem, os diretores também receberão os resultados de suas escolas no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) 2010. As metas para o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) para os próximos quatro anos, apresentadas em março, no ‘Encontro da Equipe Regional e dos Professores do 1º e 2º Ano do Ciclo da Alfabetização’.


Acompanhamento na escola

O Programa de Intervenção Pedagógica existe desde 2006 para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.  O PIP utiliza os resultados das avaliações do Proalfa e as avaliações internas das escolas para definir as mudanças necessárias nas escolas do estado. A partir dos resultados nas avaliações, as escolas definem mudanças na proposta pedagógica visando melhorar o desempenho dos alunos. O trabalho de intervenção pedagógica é realizado pelos professores, com o auxílio de educadores do órgão central e das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

 

Enviar para impressão