Devido a uma parceria entre a SRE de Diamantina e a UFVJM, cada escola que integra a Superintendência pode indicar um participante para o evento. O tema central do seminário deste ano é “Envolvimento da Universidade com as Escolas da Educação Básica dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri”. O evento abordará temas como “Formação docente: desafios e perspectivas”; “Saberes e práticas do fazer docente”; e “As condições de trabalho do professor na educação básica” por meio de palestras, mesas redondas e relatos de experiência.

Entre os projetos que devem ser discutidos no seminário está o “Protagonistas de sonho na vivencia escolar”, que faz parte do Programa Educacional de Atenção ao Jovem (PEAS) e é executado na Escola Estadual Dom João Antônio dos Santos, localizada em São Gonçalo do Rio Preto, região norte.  O projeto envolve os alunos do 8º ano do ensino fundamental ao 2º ano do Ensino Médio. A escola promove oficinas ligadas à orientação vocacional, produção de vídeos, culinária, entre outros. A atividade “Redescobrindo Talentos” também destaque na instituição, nela os estudantes participam de concursos de dança, teatro, desenho, grafite e paródia. Por meio do projeto alguns estudantes tiveram a oportunidade de visitar o Campus JK, da Universidade Federal do Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, para que eles pudessem conhecer os vários cursos oferecidos pela universidade.

 

Projeto Protagonistas  de Sonho desperta do interesse dos jovens para o mercado de trabalho. FOTO: Arquivo da Escola

Segundo a professora de geografia e ensino religioso da escola, Daniele Viveiros, o objetivo do “Protagonistas de sonho na vivencia escolar” é despertar o aluno para questões do mercado de trabalho. “Pretendemos aumentar no estudante a questão da auto-estima, mostrar para ele que mesmo estando em uma cidade pequena onde a tradição é o trabalho rural e agrícola, é muito importante que ele faça uma universidade, por que ele tem capacidade pra isso”.

Além do Peas, outros projetos da Secretaria de Estado de Educação promovidos nas escolas da SRE Diamantina também serão apresentados no II Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, como o Grupo de Desenvolvimento Profissional (GDP) e Escola em Tempo Integral.

 

Enviar para impressão