A capacitação é parte do Programa de Intervenção Pedagógica da Secretaria de Estado de Educação. Os educadores responsáveis pelo curso foram capacitados em Belo Horizonte e agora estão disseminando os conhecimentos que adquiriram. Segundo a superintendente de Educação Infantil e Fundamental, Maria das Graças Pedrosa Bittencourt, o espaço da biblioteca é fundamental para despertar o interesse pela leitura. “Nós capacitamos esses professores para que eles encarem a biblioteca como um espaço de aprendizagem da leitura. O objetivo é que a biblioteca seja efetivamente um espaço de atendimento a crianças, onde elas aprendam a gostar de ler”. A capacitação acontece em todas as SREs do Estado e é ofertada também para professores da rede municipal.

Educadores da SRE trocaram experiências já feitas nas bibliotecas. Foto: SRE Ituiutaba

E se a intenção é despertar o gosto da criança pela leitura, não cabe ao professor que trabalha na biblioteca apenas tirar o livro da estante. Ao longo da capacitação o educador aprende que há outras maneiras de fazer com que o estudante se interesse pela literatura. “Ele pode trabalhar através do teatro, música, oficinas, concursos de poesia, de redação, atividades de interpretação de textos, pode usar a contação de histórias para os alunos dos anos iniciais. O objetivo é usar também atividades lúdicas para fazer com que os alunos se sintam fascinados, atraídos pelos livros”, afirma diretora da SRE, Ises Maria Gomes Cintra.

Na Escola Estadual Cônego Ângelo, em Ituiutaba, o espaço da biblioteca é muito bem aproveitado. A biblioteca tem equipamento de informática, como data-show, é utilizada para projetos de dança e teatro, além de ser também um espaço para pesquisa. “A biblioteca na nossa escola é um espaço de interação, de muita troca de experiências.O espaço fica aberto durante o recreio justamente para que o aluno se aproprie do espaço”, conta a orientadora pedagógica da escola, Betânia do Carmo Leite Morais Rezende. “Nós procuramos ainda fazer com que o professor entenda a importância da biblioteca. A biblioteca tem um papel importante no processo de aprendizagem do aluno”, completa.

Cerca de 120 profissionais da educação discutem atividades para despertar o gosto dos alunos pela leitura


Educadores da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ituiutaba se reúnem para discutir os bons usos do espaço da biblioteca escolar. Cerca de 120 profissionais de ensino participam do Encontro Professores para o Ensino do Uso da Biblioteca, que termina hoje, na E.E. Professora Maria de Barros, em Ituiutaba. O objetivo é qualificar os professores para que eles possam desenvolver ações pedagógicas no espaço da biblioteca. “A biblioteca escolar não se limita ao mero empréstimo de livros, ela tem um caráter pedagógico, é uma sala de aula diferenciada. Além disso, quem trabalha na biblioteca é um professor e tem um papel direto no desenvolvimento do aluno”, explica a diretora da SRE de Ituiutaba, Ises Maria Gomes Cintra.
Enviar para impressão