A segunda colocação da Obmep/2010 ficou com o Estado de São Paulo. Os paulistas conquistaram 737 medalhas - 83 de Ouro, 212 de Prata e 442 de Bronze. Rio de Janeiro conquistou o 3º lugar com 350 medalhas, mas venceu São Paulo na categoria Ouro com 95 medalhas. Nas categorias Prata e Bronze recebeu 112 e 143 medalhas respectivamente. Ao todo, a Obmep distribui 3.200 medalhas em todo o país, sendo 500 de ouro, 900 de prata e 1.800 de bronze.

(Veja a relação completa dos premiados na página da Obmep)

Entre os professores, Minas Gerais também conquistou números expressivos. Dos 130 premiados em todo o país, 29 são mineiros, sendo 23 da rede estadual. Para a premiação desses professores é levando em conta o número de medalhistas nas categorias: Ouro, Prata, Bronze e Menção Honrosa.

Mato Verde - Uma das escolas mineiras premiadas fica no município de Mato Verde, Norte de Minas, com pouco mais de 15 mil habitantes. A Escola Estadual Professor José Américo Barbosa se prepara durante todo o ano para participar das Olimpíadas. Há um projeto específico para estimular o aprendizado de Matemática que prevê também o reforço para os alunos que não vão bem . Antes da primeira fase da competição, os alunos estudam o conteúdo da prova durante as aulas de Matemática. Já para a fase final, ocorre o chamado estudo monitorado. O professor da disciplina auxilia na preparação dos alunos em horário extraclasse. Os alunos resolvem uma série de exercícios para aprenderem a dinâmica da prova.

De acordo com a professora de Matemática da escola, Alaíde Antunes das Chagas e Freitas, premiada pela 4º vez consecutiva, tanto esforço não poderia levar a outro resultado. “Assim como acredito em meus alunos, também mostro a eles que devem confiar em si mesmos e que eles têm o mesmo potencial que os estudantes dos grandes centros”, destaca a professora que leciona para o 6º ano do ensino fundamental.

A escola se destacou na 6ª edição da Obmep com alunos medalhistas nas categorias: Ouro, Prata, Bronze e Menção Honrosa. Nessa escola estão presentes outros projetos pedagógicos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, como o ‘Escola de Tempo Integral’ que atende cerca de 100 alunos no contraturno das aulas para o aprimoramento dos estudos e desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de lazer.

A 6ª Edição da Obmep recebeu 19,6 milhões de inscrições de alunos, que representam 44,7 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal. Só em Minas Gerais foram registradas inscrições de mais de dois milhões de estudantes, em 4.299 escolas de 847 municípios. Mais de 86% das escolas públicas do estado participaram da Olimpíada. Promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Conquistas - Em 2009, os alunos mineiros conquistaram um total de 776 medalhas, sendo 71 de Ouro, 223 medalhas de Prata e 482 medalhas de Bronze. Minas também obteve o primeiro lugar nacional do ensino médio, com o estudante Cássio Henrique Vieira Morais, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa – Coluni, em Viçosa, na Zona da Mata.

Nos anos de 2008 e 2007, os mineiros também lideraram o ranking conquistando o maior número de medalhas entre todos os estados do Brasil, com 778 e 798 medalhas, respectivamente.

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria de Estado de Educação

Os alunos mineiros venceram pela quarta vez consecutiva a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), superando São Paulo e Rio de Janeiro. O Estado é o campeão de medalhas no país, com 780 estudantes premiados. São 113 medalhas de Ouro, 231 de Prata e 436 de Bronze. Os alunos da rede estadual se destacam entre os premiados mineiros. Das 780 medalhas conquistadas por Minas, 509 são da rede estadual, com 65 de Ouro, 147 de Prata e 297 de Bronze. O destaque do Estado também está entre as escolas premiadas. Das 249 selecionadas nacionalmente, Minas possui 53 na lista, sendo 45 da rede estadual.

Enviar para impressão