A escola também aplica o Plano de Intervenção Pedagógica, proposto pela SEE, junto aos alunos com baixo desempenho. Esses estudantes passam a fazer parte do ‘Escola de Tempo Integral’, projeto da Secretaria de Estado de Educação que envolve os alunos em atividades lúdicas no contraturno das aulas. Na escola, todas as tarefas desenvolvidas durante o período têm como objetivo estimular a compreensão da leitura e da escrita pelos alunos recuperando o aprendizado e evitando a distorção.

O projeto ‘O verdadeiro herói’ foi outra medida que contribuiu para o bom desempenho dos alunos. Por meio de parceria com o Colégio Logosófico que contribuiu com o material didático, a escola trabalha em sala de aula a temática dos valores humanos. Assim como todos os heróis que travam batalhas contra o mal, o herói que dá título ao projeto também pode ser o aluno, que deve enfrentar a preguiça, os palavrões e a desobediência. “O trabalho envolveu as famílias e os alunos ficaram mais disciplinados, contribuindo significativamente para o aprendizado”, explica a diretora.

Mudanças – Na escola, as mudanças não acontecem apenas no pedagógico. A rede física também passa por obras de ampliação e acessibilidade. Com verba estimada em R$ 1 milhão, seis salas de aula estão em construção, assim como laboratórios de informática e ciências e a biblioteca.

Escola – A Escola Estadual Professora Maria Coutinho atende a cerca de 1500 alunos de todos os ensinos fundamental e médio. Além do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) e do projeto escola de Tempo Integral, os projetos ‘Escola Viva, Comunidade Ativa’ e o ‘Escolas em Rede’ da Secretaria de Educação, também contribuem para o mutirão de ações desenvolvidas pela escola.

Contato: Escola Estadual Professora Maria Coutinho – (31) 3454-2603. Diretora: Marta da Silva Amorim Guimarães – (31) 9803-5078. Endereço: Rua Luiz Gonzaga de Souza, nº 75, bairro Jaqueline, Belo Horizonte. SRE Metropolitana C

 

Em Contagem

Na comemoração dos 25 anos da Escola Estadual Manoel de Mattos Pinho, em Contagem, um dos presentes veio com o resultado do Programa de Avaliação da Alfabetização 2010 (Proalfa). A proficiência média de 758,54, em 2010, superou o índice de 586,95, obtido em 2009. A variação positiva de 29,23% é o resultado de uma ação conjunta entre educadores, alunos e familiares.

A Escola Estadual Manoel de Mattos Pinho atende cerca de 1.800 alunos dos ensinos fundamental e médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e PEP EJA. Neste, os estudantes participam do curso de Gestão de Pequenas empresas. Outro destaque da escola são os projetos da Secretaria de Educação dos quais ela faz parte. Entre eles estão o ‘Programa de Intervenção Pedagógica’ (PIP) e o ‘Escola de Tempo Integral’.

De acordo com a diretora, Marilene Soares Domingues de Magalhães, o bom desempenho é o resultado de um compromisso com a alfabetização. “Conseguimos o que talvez seja um dos maiores desafios de uma escola. Colocar o plano de intervenção pedagógica em prática”, avalia a diretora.


Para os anos iniciais do ensino fundamental a escola desenvolve dois projetos voltados especificamente para a leitura. Em ‘Livro Viajante’, os alunos escolhem um livro, fazem a leitura em casa e depois contam para os colegas em sala de aula. Já no ‘Pastinha de Leitura’, os estudantes recebem um livro de acordo com o seu nível de aprendizagem para fazer uma leitura no final de semana. Depois, a supervisora faz um teste de leitura com os alunos. “Ao mesmo tempo que é uma surpresa saber do desempenho da escola, temos certeza de que nos esforçamos para isso. Não podemos deixar parar”, destaca a supervisora pedagógica, Márcia Rocha da Silva Rosa.


Contato: Escola Estadual Manoel de Mattos Pinho – (31) 3398-3409
Diretora: Marilene Soares Domingues de Magalhães
Endereço: Rua Presbítero João Rosa da Silva, nº 760, Santa Helena, Contagem MG
SRE Metropolitana B

 

Em Salinas

 

No município de Salinas, a Escola Estadual Professor José Miranda está em festa. O motivo é o bom desempenho no Programa de Avaliação da Alfabetização 2010 (Proalfa). A proficiência média da escola este ano é de 726,61, índice superior ao de 2009 que foi de 641,2. “Recebemos o resultado como se tivéssemos conquistado o maior prêmio da humanidade, o de transformar vidas e possibilitar vôos cada vez mais altos. Temos uma boa equipe de professores que procura trabalhar com base nos resultados de avaliações anteriores. Além de contarmos com o apoio dos pais e uma grande assistência da Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí”, destaca a diretora, Ruth Costa Simões Rocha.


A Escola Estadual Professor José Miranda também participa do projeto ‘Escola de Tempo Integral’ da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. São aproximadamente 100 alunos que participam de atividades lúdicas no contraturno das aulas. Os trabalhos são desenvolvidos nas salas de aula, quadra, biblioteca e laboratório de informática. “Além do reforço no aprendizado que o aluno adquire nesse projeto, nossos alunos passam por um resgate da autoestima”, aponta a diretora.


Entre os diversos projetos voltados para o aprendizado dos alunos está o ‘Trabalhando os diferentes tipos de texto’. Nesta ação, os professores pesquisam com os alunos diversos gêneros textuais. Além dos livros, gibis, revistas e jornais também são materiais didáticos na escola. “Com essa diversidade textual, os alunos ampliam o vocabulário, desenvolvem a competência comunicativa e adquirem gosto pela leitura e escrita”, explica a diretora.

No subprojeto ‘A hora do conto’, os alunos dos anos iniciais aprendem a ouvir e a recontar histórias por meio de peças teatrais, fantoches e declamações de poesias. Com o ‘Na rota da leitura’, os estudantes levam um hit para a casa, com livro, caderno e lápis de cor. Após a leitura da história em família, a criança deve usar uma folha do caderno para registrar, em desenho ou texto, a história que leu. No dia seguinte, o resultado desse trabalho é apresentado em sala de aula para os demais colegas.

A escola atende a 374 alunos de todo o ensino fundamental nos turnos da manhã e tarde.

Contato: Escola Estadual Professor José Miranda – (38) 3841-1142
Diretora: Ruth Costa Simões Rocha. Endereço: Rua Teodomiro Sarmento, s/n, Bairro São Pedro, Salinas MG
SRE Araçuaí

 

Em Uberaba

 

A Escola Estadual Fidelis Reis, do bairro Boa Vista, em Uberaba, é um exemplo de empenho e dedicação. No Proalfa 2010, a escola obteve a melhor nota entre as escolas da Superintendência Regional de Uberaba, além do terceiro maior crescimento em relação à nota do ano passado: 706,88 pontos em 2010, enquanto em 2009 obteve 582,21.


A escola atende a cerca de 600 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Para sua diretora, Zânia Maria Brito Caparelli, um dos principais fatores que contribuíram para alcançar este bom resultado foi a aplicação do Plano de Intervenção Pedagógica, proposto pela Secretaria de Estado de Educação com referência nos resultados de 2009: “A cada bimestre há a avaliação dos alunos e, além do conselho de classe, montamos um projeto de intervenção. Além dos professores em sala de aula, toda a equipe paricipa: bibliotecária, supervisora, professoras eventuais. E também há a participação importante da técnica analista da SRE que orienta em tudo: avalia os relatórios, traz outras experiências e orienta no plano de aula. E o mais importante: o cumprimento das metas estabelecidas pela SEE junto à SRE”, explica Zânia.


Para auxiliar no trabalho de intervenção pedagógica, a Escola Estadual Fidelis Reis conta com diversas atividades pedagógicas extra-classe. Boa parte destas atividades são possibilitadas pelo projeto Escola em Tempo Integral, da SEE, por meio do qual cerca de 200 alunos, distribuídos em sete turmas, freqüentam a escola no contra-turno do horário regular. Assim é possível oferecer reforço escolar para alunos com dificuldades no aprendizado, além de oficinas que auxiliam no ensino do conteúdo de sala de aula, como ortografia, geometria e literatura. Também há atividades lúdicas, como oficinas de balé e capoeira, que auxiliam no envolvimento dos alunos, além de contribuir para o desenvolvimento da atenção e da concentração.


Contato: Escola Estadual Fidelis Reis – (34) 3322-4140
Diretora: Zânia Maria Brito Caparelli.
Endereço: Rua Santa Vitória, nº 380, Bairro Vila Boa Vista, Uberaba MG.

 

Em Governador Valadares

 

A comemoração já tomou conta na Escola estadual Euzébio Cabral, em Governador Valadares. O motivo é o bom desempenho da instituição no programa de Avaliação da Alfabetização 2010 (Proalfa). A proficiência média este ano foi de 617,37, superior a ano de 2009 que foi de 539,57. De acordo com a diretora, o crescimento de 14,42% é fruto de muito trabalho da equipe pedagógica. “A meta estabelecida pela própria escola foi cumprida, e os resultados mostraram isto”, afirma a diretora Elizeth Vial Neves. Das principais propostas foram colocadas em prática, três, são projetos voltados para leitura, os alunos levam livros da biblioteca para casa em um sistema de rodízio, desta forma todos os estudantes têm acesso a uma leitura semanal que é acompanhada pelos pais.


Com foco na leitura e escrita, a escola desenvolve também um projeto de ‘Contação de Histórias’ que abrange todos os primeiros anos do ensino fundamental e que tem dado um excelente resultado, o que levou 100% dos alunos alfabetizados até os 8 anos.


O remanejamento temporário é outra ação desenvolvida na escola. O trabalho que ocorre no contraturno das aulas, por meio do programa Escola em Tempo Integral, da SEE, consiste na recuperação de alunos com defasagem no aprendizado.  O reforço nos estudos por meio desse projeto foi uma das estratégias usadas pela Escola Estadual Euzébio Cabral para melhorar o resultado na avaliação do Proalfa, em 2010. Cerca de 30 alunos fazem parte do programa. Além disso, a escola aplica, conforme orientação da SEE, o Plano de Intervenção Pedagógica acompanhado de avaliações mensais. A EE Euzébio Cabral obteve um ótimo resultado na avaliação de 2010 e conseguiu um dos maiores crescimentos no 3º ano do ensino fundamental.


Ainda segundo a direção da Escola Estadual Euzébio Cabral, a boa estrutura de equipamentos (informática e rede física), a capacitação dos educadores, e integração de toda a equipe pedagógica foi fundamental para alcançar estes resultados. No laboratório de informática, a história em quadrinhos é usada como ferramenta para despertar o gosto e aprofundar a leitura.


Contato: Escola Estadual Euzébio Cabral (33) 3225-2980.
Diretora: Elizeth Vial Neves
Endereço: Rua José do Patrocínio, nº 703, bairro São Pedro, Governador Valadares MG
SRE Governador Valadares

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria de Estado de Educação

 

 

Em Belo Horizonte

Após um mutirão de ações voltadas para a alfabetização, alunos e educadores da Escola Estadual Professora Maria Coutinho já podem colher os frutos e comemorar. No Programa de Avaliação da Alfabetização 2010 (Proalfa) a escola obteve um dos melhores desempenhos do estado. Com a proficiência média de 649,92, a instituição superou a média de 2009 que era de 541,83, em uma variação positiva de 19,95%.

(Clique no título para ler sobre escolas de outros municípios mineiros)


Uma das principais medidas adotadas pela escola está na escolha do educador para os anos iniciais do ensino fundamental. “Para os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental buscamos professores com perfil alfabetizador. Eles também devem ser flexíveis, pois sempre que necessário, receberão orientações sobre o ensino em sala de aula. Esse é um cuidado que temos na hora de distribuir as turmas”, destaca a diretora, Marta da Silva Amorim Guimarães.

Enviar para impressão