Todos os classificados para a etapa regional buscam vaga esta semana para a final do concurso


Minas Gerais está sendo representada por fortes candidatos na Olimpíada de Língua Portuguesa Edição 2010. A etapa regional do concurso, que é direcionada a estudantes e professores de escolas públicas de todo o país, está sendo realizada esta semana. E todos os dezesseis alunos mineiros classificados para a etapa da Região Sudeste são da rede estadual. Eles devem estão concorrendo com outros estudantes de ensino médio na categoria “Artigo de Opinião”.


No município de São Sebastião do Paraíso, Sul de Minas, estão duas classificadas: Francielli Rosa Dias, aluna do 3º ano do Ensino Médio, e a professora de Língua portuguesa, Eneida Maria Dionísio Pádua, ambas da Escola Estadual Comendadora Ana Cândida de Figueiredo. Em seu artigo de opinião, Francielli  abordou um tema polêmico em seu município.  Dentro da temática sustentabilidade ambiental, a estudante discutiu a necessidade dos cidadãos se preocuparem com o destino do lixo.  “É um tema que eu tenho facilidade em discutir e de muita importância. As pessoas não fazem a coleta seletiva, não realizam a reciclagem, ações que hoje são fundamentais para o meio ambiente”, alerta ela. A estudante está em São Paulo esta semana para participar da etapa regional e destaca que vai aproveitar as oficinas para aperfeiçoar sua escrita. “Vou participar de oficinas relacionadas ao gênero artigo de opinião. Antes de chegar à final da competição, pretendo adquirir conhecimento, acima de tudo”, avalia.


Já a professora Eneida Maria Dionísio de Pádua é uma veterana na Olimpíada de Língua Portuguesa. Na primeira edição, em 2008, chegou à semifinal da competição. Ao bom retrospecto, confirmado agora em 2010, a professora atribui a prioridade em fazer com que os alunos tenham uma boa escrita. “O aluno que escreve bem vai bem em todas as outras áreas da Língua Portuguesa. Aprende a interpretar e a argumentar. Por isso incentivo meus alunos a escreverem bem”, ressalta. A professora ainda explica que sua aluna Francielli conseguiu colocar bem as ideias em seu texto, o que é mais difícil em um artigo de opinião. “Nesse gênero textual a pessoa tem que ter um forte poder de argumentação diante de um tema polêmico. Mas não é só isso. Depois de terminar o texto é preciso lapidar os parágrafos, tornar mais atrativo para os leitores”, ressalta.


A diretora da escola, Andrea Assis Silveira Ribeiro Duarte, acredita que o bom desempenho da parceria entre a estudante e a professora é um reflexo de ações desenvolvidas dentro da escola. “Durante todo o ano trabalhamos muito com leitura e interpretação de texto. Nossa biblioteca é muito utilizada. Além dos livros, os professores trabalham com revistas, jornais, buscando acima de tudo desenvolver o senso crítico dos alunos”, comenta.


Nessa competição, alunos de cada nível de ensino de toda a rede pública do país produzem textos nos seguintes gêneros: Poema (5º e 6ª anos do Ensino Fundamental), Crônicas (7º e 8º anos do Ensino Fundamental), Memórias (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio). A etapa nacional que traz o enceramento do concurso será no dia 29 de novembro de 2010, em Brasília.


Minas na Olimpíada de Língua Portuguesa – Na edição de 2010, Minas Gerais alcançou o 2º lugar nacional em número de inscrições, com um total de 6.285 escolas inscritas, sendo 2.543 (67,49%) estaduais e 3.742 (58,16%) municipais. Entretanto, apesar do segundo lugar em número de inscrições, o estado foi o que teve o maior número de textos efetivamente enviados para avaliação. Entre os professores, Minas Gerais teve 26.971 inscrições, sendo 15.762 da rede estadual e 11.219 da rede municipal.


Outro destaque para Minas Gerais foi o número de textos classificados para a fase regional do concurso, são 61 textos entre todos os gêneros. Deste total, 39 são de escolas da rede estadual. As vagas de cada estado para a etapa regional é proporcional ao número de textos enviados. Assim, Minas ficou com: 15 classificados na categoria Poema, 15 em Memórias, 15 em Crônicas e 16 em Artigo de Opinião.


Olimpíada de Língua Portuguesa – A Olimpíada ocorre a cada dois anos e está em sua segunda edição. O concurso teve origem no Programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social entre 2002 e 2006. Atualmente é realizado em parceria com o Ministério da Educação, com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e ação Comunitária (Cenpec) e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de competências de escrita a partir de uma premiação, fornece subsídios em material de apoio pedagógico (kit de criação de textos) para que os professores realizem oficinas de leitura e escrita com seus alunos. O projeto teve a adesão da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) em suas duas edições.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

Enviar para impressão