O Projeto Somar é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que pretende, através de uma gestão compartilhada com uma Organização da Sociedade Civil, melhorar métricas de desempenho e evasão escolar, com novas concepções pedagógicas e administrativas. Três escolas mineiras que atendem exclusivamente o Ensino Médio integram a iniciativa: E.E Francisco Menezes Filho, em Belo Horizonte; E.E Maria Andrade Resende, também na capital; e E.E. Coronel Adelino Castelo Branco, situada em Sabará, na Região Metropolitana. Com uma proposta pedagógica diferenciada e foco na identidade cultural, o Projeto Somar busca estabelecer um processo educacional com a participação de toda a comunidade escolar, inclusive com as famílias, levando em consideração a realidade de cada local.
A inspiração é de um modelo de educação participativa, com o envolvimento da sociedade. O Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (CETEB) foi a instituição selecionada por meio de chamamento público para a gestão pedagógica e administrativa compartilhada das escolas, que permanecem públicas, gratuitas e pertencentes à rede estadual de ensino.
A analista educacional da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e presidente da Comissão de Monitoramento Central do Projeto Somar, Samira Maria Araújo, conta que este é um projeto inovador com um olhar diferenciado a cada realidade. “A OSC selecionada traz uma experiência no protagonismo juvenil, no desenvolvimento de um currículo que explora práticas inovadoras, metodologias ativas, um acompanhamento próximo ao estudante e personalizado, um olhar extremamente cuidadoso e diferenciado com o jovem”, pontua Samira.
Segundo a diretora pedagógica do CETEB, Lúcia Machado, a metodologia contará com um eixo estruturador com foco no resgate da identidade cultural. “O propósito é trazer a história de vida do estudante do jeito que ela é. Tantas essas diferentes, muitas gentes, é que fazem da escola um local de diversidades. Ela deixa de ser um espaço onde vão apenas cumprir uma obrigação de carga horária e avaliação. O estudante passa a se ver lá dentro como um integrante”, ressalta Lúcia, que elogia a iniciativa.
“Minas Gerais está, como sempre, à frente do seu tempo, principalmente na área da Educação, inovando e vendo no futuro. Temos um modelo que irá priorizar um cidadão global, um jovem que, para além do conhecimento de conteúdos e conceitos, aprende a ser de fato, a relacionar-se, a trabalhar em grupo, a escutar e a falar através do desenvolvimento das habilidades socioemocionais", pontua a diretora pedagógica.
Segundo ela, na Bahia, o CETEB tem uma larga experiência com escolas onde a evasão era muito alta. “Nós temos essa experiência há mais de 20 anos e conseguimos trazer à escola um novo significado na vida de muitos estudantes. O objetivo é que eles não sintam vontade de abandonar os estudos. O Projeto Somar restaura na escola a sua função social”, destaca Lúcia
Comunidade tem voz ativa
Pais e responsáveis pelos estudantes das escolas integrantes do Projeto Somar participaram de reunião com o CETEB antes do início do ano letivo de 2022 e tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e conhecer mais sobre a iniciativa que está sendo implementada pelo primeiro ano na unidade.
“Eu pensava em tirar minha filha da escola, mas com a nova proposta eu mudei de ideia, apostando que realmente terá uma busca por uma educação de qualidade. Estou dando o meu apoio e estarei presente em todos os momentos”, disse a mãe de um aluno da E.E. Francisco de Menezes Filho, Maria do Carmo Cardoso.
Os professores, contratados pelo CETEB, também se sentem entusiasmados. “Esse projeto mostra o quanto a educação pode ser formadora, modificadora e de inspiração para todos", pontua a professora de Física, Juliana Correia.
Para o professor de matemática, Regis Moreira, essa é uma mudança de paradigmas. “Estou com grande expectativa neste modelo de parceria. É um projeto audacioso e nos traz, como profissionais da educação, um entusiasmo em querer fazer parte”.