
A secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant’Anna, participou, nesta terça-feira (21/9), da aula inaugural do Programa de Desenvolvimento de Competências de Liderança e Gestão da SEE/MG. Em sua fala, para dar as boas-vindas aos participantes, Julia relembrou todos os processos que vêm sendo implementados na atual gestão, gerando ganho em produtividade e na efetividade dos processos. “Estamos fazendo uma grande transformação”, destacou.
A iniciativa pretende desenvolver gestores para atuar de forma inovadora e estratégica no setor público e que sejam capazes de articular ações e trabalhar em rede para o alcance dos resultados efetivos na área pública. O curso, oferecido na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP), é destinado a lideranças da pasta de diversos setores.
Ainda em sua fala, a secretária Julia Sant’Anna comemorou a retomada da formação para a equipe e destacou que o gestor faz parte da política de valorização e desenvolvimento dos servidores. “A gente vem aprendendo a fazer bem com o que temos e isso vem acontecendo com naturalidade. Estamos eliminando burocracias que não precisam e, com isso, conseguindo a admiração dos nossos servidores”.
A aula inaugural também contou com a palestra do professor emérito da UFMG e ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares, mais conhecido como Chico Soares. Ele destacou a importância da iniciativa e da parceria entre a Escola de Governo da FJP e a SEE.
O programa
O programa de formação será composto por quatro módulos que contará com atividades síncronas (on-line) e assíncronas. As atividades síncronas serão realizadas por meio de aulas on-line, palestras e oficinas, realizadas por meio da plataforma Zoom, e as atividades assíncronas poderão ser videoaulas, leitura orientada, cases, entre outras, trazendo atividades e situações práticas da área da Educação para os gestores.
As competências a serem trabalhadas no Programa são: Gestão de conflitos, Comunicação, Visão sistêmica e institucional, Gestão do tempo e Engajamento de pessoas e equipes. Todo o processo será construído em pequenos grupos (no máximo 10 pessoas) e com o suporte de um facilitador para cada grupo. A parceria é inédita neste formato com a renomada Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.