Evento acontece semanalmente e é uma oportunidade para compartilhar pesquisas e perspectivas sobre a educação brasileira

Nesta terça-feira (9/3), o Regime de Estudo não Presencial, implementado na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais em razão da suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia da Covid-19, foi apresentado aos estudantes e acadêmicos afiliados ao Lemann Center, centro de estudos e pesquisas aplicadas à Educação no Brasil, localizado na Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos. A apresentação foi feita de forma virtual pela Secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna.

A agenda buscou contemplar o histórico de implementação do ensino remoto, as perspectivas e as novidades para o ano letivo de 2021. A secretária começou sua apresentação agradecendo o convite para participar do seminário. “É uma grande alegria compartilhar com vocês o trabalho que estamos desenvolvendo. Estamos tendo bastante orgulho do nosso Regime de Estudo não Presencial aqui em Minas Gerais. Tivemos as aulas presenciais suspensas em março do ano passado e fomos uma rede que teve o desenvolvimento de uma estratégia avaliada como uma das mais velozes. Tudo foi feito de uma forma responsável e cuidadosa”, destacou.

Foto: Divulgação SEE/MG

Ao longo da apresentação, Julia explicou cada uma das ferramentas da iniciativa: o Plano de Estudo Tutorado (PET), o programa Se Liga na Educação e o aplicativo Conexão Escola 2.0. Também foram apresentados aos participantes os dados da Avaliação Diagnóstica, realizada de forma remota pelos estudantes mineiros em 2020, que conseguiu avaliar a aprendizagem e propor um plano individualizado de estudos, a partir dos resultados obtidos, com o conteúdo que cada aluno deveria focar. Além disso, ela ressaltou também informações sobre a Busca Ativa e os resultados da Consulta Pública, que auxiliaram na construção das estratégias para o ano letivo de 2021.

A secretária Julia Sant’Anna também falou sobre o fortalecimento do regime de cooperação entre o Governo Minas e as prefeituras, por meio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG). Em 2020, cerca de 70% dos municípios utilizaram os Planos de Estudos Tutorados. Além disso, destacou a parceria com universidades mineiras que seguem em 2021 auxiliando no processo de revisão dos PETs.

O evento

A apresentação fez parte do seminário da série EDU404 Topics On Brazilian Education. O evento, que acontece semanalmente, de forma virtual, é uma oportunidade para compartilhar pesquisas e perspectivas sobre a educação brasileira.

Enviar para impressão