Um dos líderes de audiência na TV, o programa permite que os alunos da rede estadual mineira mantenham o vínculo com o aprendizado por meio das teleaulas, ferramenta complementar do Regime de Estudo não Presencial

Uma das três ferramentas desenvolvidas para viabilizar o Regime de Estudo não Presencial, o Se Liga na Educação já está há sete meses no ar. Exibido diariamente pela Rede Minas e TV Assembleia, o programa tem alcançado números empolgantes de horas de transmissão e de audiência. Isso demonstra o sucesso do formato, que, juntamente aos Planos de Estudos Tutorados (PETs) e ao aplicativo Conexão Escola, permitiu que os alunos da rede estadual de Minas não perdessem o vínculo com o ambiente escolar, mesmo durante o período de aulas remotas, medida adotada em função da pandemia da Covid-19.

No ar desde 18 de maio deste ano, o programa irá contabilizar, até o próximo dia 31 de dezembro, 1.640 aulas, totalizando 546,6 horas de exibição. E os números superlativos não param por aí. Foram 164 Tira-Dúvidas – momento ao vivo em que as dúvidas dos alunos são respondidas pelos professores -, alcançando 177,4 horas de interação.

Foto: Divulgação SEE/MG

Tá achando que acabou? Se considerarmos toda programação referente ao ano letivo de 2020 serão 1.850 aulas exibidas no programa, em 616,6 horas no ar. Já o Tira-Dúvidas vai alcançar 185 programas e 199,85 horas de exibição, até o dia 29 de janeiro de 2021.

Equipe
Ao todo, são 36 profissionais da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) entre professores e mediadores envolvidos na produção do Se Liga na Educação. Além de produtores, maquiadores, câmeras e técnicos que totalizam mais 25 pessoas realizando este trabalho. A dinâmica é intensa, como é possível acompanhar no vídeo, mas o resultado de todo esse empenho pode ser visto em mais de cinco horas de conteúdo no ar, de segunda a sexta-feira.

A rotina começa já logo cedo, quando os primeiros profissionais chegam à emissora, na capital. Alguns deles vêm de cidades localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A equipe é dividida em dois turnos para as gravações das teleaulas, que ocorrem pela manhã e à tarde, além do momento em que a transmissão é ao vivo, quando os professores tiram as dúvidas dos alunos, encaminhadas por telefone.

Participações
Ao longo desses sete meses, o Se Liga - como é carinhosamente apelidado por quem faz, exibe e transmite as teleaulas - já recebeu a participação do governador Romeu Zema e da secretária de Educação Julia Sant’Anna. O espaço foi usado por eles para recados importantes, como a melhoria dos indicadores e da participação do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Secretária de Educação Julia Sant'Anna visitou os estúdios do Se Liga na Educação para comemorar os números do Ideb. Foto: Rose de Paula SEE/MG

Exibição

Na Rede Minas, o programa é transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Todos os dias, de 11h15 as 12h30, são respondidas as dúvidas encaminhadas pelos estudantes por meio do WhatsApp, no número (31) 98295-2794, ou por meio de ligações pelo número (31) 3254-3009. Uma equipe seleciona as inúmeras perguntas que chegam diariamente e encaminha para a mediadora ler, ao vivo, e os professores responderem no estúdio.

A transmissão pela TV Assembleia acontece da seguinte maneira: das 7h às 9h são os conteúdos voltados para o ensino fundamental e das 19h30 às 22h30, os conteúdos voltados para o ensino médio. A exibição acontece de segunda a sexta-feira.

Ao longo da semana, os conteúdos são distribuídos por área de conhecimento. Na segunda-feira, a temática é linguagens. Na terça-feira, o assunto é ciências humanas. Matemática é estudada na quarta-feira. Quinta é a vez das ciências da natureza. E, na sexta-feira, a programação específica é voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Enviar para impressão