
Termina, nesta sexta-feira (11/12), o prazo para pais e/ou responsáveis, ou estudantes maiores de 18 anos, realizarem o cadastro escolar para estudar na rede pública de ensino de Minas Gerais em 2021. Para garantir a vaga é necessário fazer a inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) pelo endereço cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. Em caso de dúvida, sobre como realizar a inscrição, foi disponibilizado um passo a passo na página principal do site de realização do cadastro.
A partir deste ano, por meio do SUCEM, nos municípios que aderiram e estão participando da iniciativa, o cadastro escolar e o encaminhamento dos candidatos às vagas, no ensino fundamental e ensino médio, se dará de forma única. Assim, quando o candidato acessar o sistema para realizar a inscrição, a escola indicada para a realização da matrícula, mais próxima da residência do aluno, poderá ser municipal ou estadual.
Em todo o estado, mais de 750 prefeituras aderiram ao SUCEM. Se o município tiver aderido ao SUCEM, quando o candidato fizer a inscrição aparecerá opções de escolas estaduais e municipais mais próximas do bairro/localidade informados. Nos municípios em que não houve a adesão ao Sistema, aparecerá apenas a opção de escolas estaduais. Na página do SUCEM é possível acessar a lista completa com o nome dos municípios que não aderiram à iniciativa.
EMTI e EJA Novos Rumos
No momento de realizar o cadastro, para os interessados em uma vaga no Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI), no EMTI Profissional e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), também é possível indicar a opção por esses tipos de ensino. Na hora inscrição, é importante que o aluno verifique se no seu município há a oferta dessas modalidades de ensino caso queira fazer a escolha.
O EMTI teve o número de vagas ampliado para 2021. Mais 119 escolas terão a modalidade, localizadas em 71 municípios, totalizando 393 unidades em todas as regiões do estado. Desse total, 63 vão ofertar a modalidade de EMTI Profissional. Serão quase 44 mil vagas oferecidas para 2021 no EMTI e EMTI Profissional
A EJA, que foi aprimorada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e recebeu o nome de ‘EJA Novos Rumos’, buscará apresentar mais possibilidades para os estudantes maiores de 18 anos e que ainda não finalizaram o ensino médio. A expectativa é ofertar mais de 25 mil novas vagas. Serão iniciadas turmas em cerca de mais 300 novas escolas, além das 1.000 que ofertam a modalidade de ensino atualmente. Também serão contemplados 100 novos municípios.
Estudante sem acesso à internet
Aqueles que não têm acesso aos recursos digitais poderão procurar as escolas estaduais e municipais na sua cidade para realizar a inscrição, com a adoção de todas as estratégias de segurança orientadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), em consonância com as deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19. Os pontos de apoio funcionarão das 09h às 16h, até o dia 11 de dezembro, data em que se encerra o período de cadastro.