Serão selecionadas produções audiovisuais que retratem a pluralidade dos jovens brasileiros e o ensino médio como espaço de desenvolvimento desses jovens
Interessados em participar do Edital Conexão Juventudes têm até 20 de dezembro para se inscreverem na iniciativa. Serão selecionados seis projetos audiovisuais de minidocumentários que retratem a pluralidade dos jovens brasileiros e o ensino médio como espaço de desenvolvimento desses jovens. Cada projeto selecionado receberá apoio técnico e financeiro no valor de R$ 130 mil para executá-lo.
As inscrições devem ser feitas no site www.conexaojuventudes.org.br. O Conexão Juventudes é realizado pelo Instituto Unibanco, em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais (IPR) e com o apoio da Brasil Audiovisual Independente (Bravi).
Podem participar da seleção produtoras independentes do audiovisual dos seis estados parceiros do programa Jovem de Futuro: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Rio Grande do Norte. Os documentários devem ser inéditos, com duração de 26 minutos cada e captados em HD, abordando as vivências de jovens e suas relações com a educação formal pública em um desses estados.

Dentro da temática sobre juventudes e ensino médio público, os documentários podem abordar diversos aspectos, como a importância da discussão do acesso dos jovens à educação, sua permanência na escola até a conclusão da educação básica , e principalmente a aprendizagem adquirida neste processo; os desafios da escola pública para que seja emancipadora e que traga possibilidades de escolhas para os jovens mesmo em um contexto de sociedade opressora; entre outros.
Após o período de inscrição, uma comissão julgadora formada por executivos do Instituto Unibanco, além de especialistas em documentários e educação, irá classificar projetos para a próxima fase, que inclui sessões para a apresentação das propostas e questionamentos. Ao final do processo, serão selecionados projetos de seis produtoras que terão seis meses para concluir a produção dos documentários.
O anúncio dos projetos classificados está previsto para o dia 21 de fevereiro de 2021.