Materiais produzidos pelas escolas homenagearam o tricentenário do estado comemorado em 02 de dezembro


Para celebrar os 300 anos de Minas Gerais, comemorado em dezembro, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) elaborou uma edição especial do Plano de Estudo Tutorado (PET). O material estimulou estudantes e professores a trabalharem conteúdos que ressaltam características do estado, como arquitetura, patrimônio histórico, economia, culinária, entre outros. Nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs), os trabalhos produzidos pelos alunos estão sendo socializados de diferentes maneiras.

Na SRE de Unaí, os trabalhos deram origem a um álbum virtual. Nele é possível acessar cartas e desenhos de estudantes das unidades de ensino da regional. “Fizemos uma seleção das atividades encaminhadas pelas escolas e a partir daí montamos o álbum. O nosso objetivo é dar publicidade às ações realizadas pelas escolas e valorizar a criatividade dos alunos”, destaca a superintendente, Aurora Carvalho.

Já na regional de Curvelo, entre as muitas ações realizadas, uma foi voltada para os alunos da educação especial e inclusiva. As analistas da equipe de Serviço de Apoio à Inclusão (SAI), Paula de Brito Pereira Horta e Magda Marília Ribeiro de Almeida, orientaram os professores que trabalhassem o PET Minas 300 anos com todos os alunos público da Educação Especial, a partir de suas necessidades educativas. Para orientar o trabalho, foram feitas reuniões virtuais com professores e especialistas. A partir da ação, cada aluno criou, não apenas desenhos e cartas, mas receitas, poemas, fotos, relatos, entre outros. O resultado do trabalho deu origem a “Mostra Virtual – 300 anos de Minas Gerais”.

A superintendente Regional de Ensino de Curvelo, Elizete Alves Matoso, ressaltou a importância de compartilhar as atividades feitas pelos estudantes e o trabalho da equipe que atua na Educação Especial. “Mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia, a equipe de analistas da Educação Especial está desenvolvendo com os alunos, professores e familiares um trabalho diferenciado. Destaque para a I Mostra Virtual realizada pelos alunos - PET 300 anos de Minas. O uso da tecnologia transformando a vida dos alunos e com resultados pedagógicos significativos”, destaca Elizete.

Na Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis, um evento virtual marcou o lançamento de um portfólio com as produções das escolas sobre os 300 anos de Minas Gerais. O encontro contou com música, poesia e literatura. A superintendente Regional de Ensino, Luiza Amélia Coimbra, revela a importância das atividades propostas pelo Plano de Estudo Tutorado comemorativo para as unidades de ensino. “O PET 300 anos de Minas Gerais foi um instrumento de mobilização da nossa rede, estimulando a participação, a expressividade e a criatividade de nossos estudantes”, afirmou.

Trabalho integrado

Dentro da proposta trabalhada pelo PET comemorativo dos 300 anos de Minas Gerais, para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, a atividade foi produzir desenhos. Já o gênero carta foi escolhido para ser produzido pelos estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Para auxiliar alunos e professores nas discussões sobre os 300 anos de Minas Gerais nas turmas, além do PET comemorativo, os alunos também puderam acompanhar as teleaulas interdisciplinares sobre Minas Gerais que estão sendo transmitidas no programa Se Liga na Educação. O programa abordará o assunto até o dia 10 de dezembro.

Enviar para impressão