O concurso de redação "Liberdade: referência para a vida democrática" entrou na etapa estadual. A Secretaria de Estado de Educação instituiu uma comissão julgadora para classificar os três melhores trabalhos. De acordo com a equipe organizadora, cerca de 20 mil alunos se inscreveram.
O objetivo é estimular os estudantes a conhecer melhor o recente processo de redemocratização do País e o papel histórico do estadista mineiro Tancredo de Almeida Neves, primeiro presidente pós-ditadura militar, eleito por um colégio eleitoral, que morreu há 20 anos. O estudante que ficar em primeiro lugar no concurso lerá a sua redação durante a solenidade do Dia de Tiradentes – 21 de abril – em Ouro Preto, representando todos os estudantes das escolas públicas de Minas Gerais.
Participam alunos de 5ª à 8ª séries e do ensino médio das 220 escolas estaduais do Projeto Escolas-Referência e suas associadas. As redações abordam temas relacionados às lutas de Redemocratização ocorrida no período republicano. Cada aluno está concorrendo com apenas uma redação e o trabalho deve ser individual, inédito e original.
Na etapa estadual, haverá uma comissão julgadora com prazo até o dia 13 de abril para escolher as melhores redações. Os critérios de julgamento são fidelidade ao tema, originalidade, conteúdo e uso correto da linguagem.
Os três primeiros classificados na etapa estadual ganharão uma viagem à cidade de Ouro Preto, com direito a acompanhante. Serão pagas todas as despesas com transporte, alimentação e hospedagem. Caso os vencedores morem em Ouro Preto, a viagem será transferida para as cidades de São João Del-Rey e Tiradentes.
O resultado final será divulgado no dia 15 de abril no jornal Minas Gerais e no site da Secretaria de Educação.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL