Objetivo é proporcionar a troca de experiências entre educadores e alunos

O fechamento das escolas, causado pela pandemia da Covid-19, fez com que os Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais (CEM) se reinventassem e encontrassem alternativas para continuar trocando ideias, discutindo projetos e espalhando muita arte. Uma opção desenvolvida pelas unidades foi a realização do “I Encontro Online dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais”. A iniciativa está acontecendo ao longo desta semana.

O evento virtual tem o objetivo de promover a aproximação entre os profissionais dos 12 Conservatórios da rede estadual de ensino, aprofundar o conhecimento do trabalho realizado em cada unidade e ampliar horizontes. Isso é o que destaca o idealizador do encontro e diretor do Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Pouso Alegre, Paulo Isaac da Rosa. “Pretendemos construir, oportunizar, organizar e caminhar sempre juntos na construção da educação mineira de qualidade através das artes desenvolvidas nos 12 Conservatórios”, afirma. O encontro tem a coordenação do professor de violão do CEM Lorenzo Fernandez, em Montes Claros,Giordano Engrácio Pinheiro. 

Ainda segundo Paulo, “o encontro foi totalmente embasado no Regime de Estudo não Presencial. Cada conservatório participa de todas as atividades, enviando vídeos de aulas especiais. As oficinas são realizadas ao vivo e as apresentações dos alunos gravadas. Criamos uma página para que as atividades possam ser compartilhadas”, ressalta o diretor. 

Até o próximo sábado (14/11), serão realizadas oficinas, aulas especiais, grupos de debate e discussões, além de apresentações artísticas. As atividades tiveram início na última segunda-feira (9/11). Clique aqui para acessar a programação completa.

A diretora do CEM Haydée França Americano, em Juiz de Fora, Evelise Alvarenga, parabenizou o colega pela iniciativa e destacou os benefícios que o encontro está trazendo. “Os alunos e professores estão adorando. As pessoas que não conseguem ver o trabalho naquele momento podem acompanhar depois, porque fica tudo gravado. Estamos colhendo frutos não só artísticos, mas também didáticos e pedagógicos”, ressaltou. 

Conservatórios

A rede estadual de ensino mineira conta com 12 Conservatórios Estaduais de Música (CEM). Eles estão localizados nas cidades de Araguari, Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro; em São João del-Rei, Juiz de Fora, Leopoldina e Visconde do Rio Banco, cidades da Zona da Mata; em Montes Claros, no Norte de Minas; Diamantina, no Vale do Jequitinhonha; e em Pouso Alegre e Varginha, cidades do Sul do Estado.

Os Conservatórios ofertam cursos regulares de Educação Musical, de três anos, que podem representar o ensino fundamental em áreas musicais para crianças, jovens e adultos, e cursos técnicos em instrumento e canto, representando o ensino médio técnico em música, também para o mesmo público. Além do ensino regular, desenvolvem cursos e projetos de extensão sobre a música e suas correspondências com teatro, dança, artesanato, design, empreendedorismo e produção cultural.

Enviar para impressão